• França deteve 101 pessoas em operações contra o terrorismo em 2016

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2016 14:00

    As forças de segurança francesas detiveram 101 pessoas em operações de combate ao terrorismo, desde o início do ano, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, em entrevista publicada hoje (13).

    No artigo, distribuído a vários jornais da imprensa regional e publicado no dia em que se completam seis meses dos atentados de 13 de novembro em Paris, o ministro afirma que, desde 2013, 15 planos de atentados em território francês foram frustrados. Ele também destacou que a ameaça terrorista na França continua “muito elevada”.

    Cazeneuve disse que por essa razão mantêm os controles nas fronteiras francesas, introduzidos após os atentados de novembro, que permitiram verificar as entradas e saídas do país de 33 milhões de pessoas, 17,5 mil das quais foram proibidas de entrar em França.

    Bernard Cazeneuve disse, no entanto, que é necessário “continuar a viver normalmente”, pois o contrário representaria “a vitória dos terroristas”.



    Estado de emergência

    Com isso, o ministro justificou a decisão de manter a realização do campeonato europeu de futebol, o Euro 2016, que ocorre de 10 de junho a 10 de julho; da corrida de bicicleta Le Tour de France, em julho; e dos festivais culturais de verão, embora com uma "mobilização excepcional" para garantir o maior nível de segurança possível.

    A realização destes eventos justifica também, segundo o ministro, a prorrogação do estado de emergência por mais dois meses, até 26 de julho.

    O estado de emergência foi decretado na França após os atentados de novembro, prorrogado em fevereiro por três meses, até 26 de maio, e novamente extendido por mais dois meses, até 26 de julho.

    Este regime de exceção permite às autoridades colocar em prisão domiciliária qualquer pessoa “cuja atividade seja perigosa para a segurança e ordem públicas”, realizar “buscas domiciliárias tanto de noite como de dia” sem mandado judicial.

    Últimas