
A Prefeitura promoveu, no último sábado (19), o Fórum de Gestão do Lixo e Redução de Riscos 2025. O objetivo foi reunir os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e moradores das comunidades para debater e sensibilizar sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente. Foram cerca de 130 inscritos de 29 Nudecs, que tiveram a oportunidade de ouvir diferentes abordagens sobre a questão do lixo, trazidas pela Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente e Educação, e a Comdep.
“Ninguém conhece melhor a realidade das nossas comunidades do que a própria população que vive nela. Então esse Fórum tem o papel de trazer o tema, levantar as reflexões sobre a gestão do lixo e os riscos de desastres, e dessa forma nós vamos conseguir construir ações com impactos positivos para meio ambiente e para as comunidades”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Foram realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa. Dois painéis debateram os temas “Construindo comunidades resilientes: ODS, Agenda 2030 e o desafio dos resíduos” e “Transformar é possível: educação ambiental e práticas comunitárias”.
Durante o Fórum, a Defesa Civil também anunciou a criação do Nudec Mirim, que vai promover a educação de crianças nas comunidades sobre riscos, desastres, ambiente e cuidado com o território, através de oficinas interativas e jogos didáticos. As inscrições serão abertas em breve e as primeiras turmas devem começar em outubro.
“O Fórum de Gestão de Lixo e Redução de Risco é um espaço de debate para que a gente possa, junto com a comunidade, criar um caminho para propor aquilo que é melhor para a sociedade. O poder público jamais poderá ser tão presente em todo momento, mas com a ajuda da sociedade, com a sociedade do nosso lado, convergindo para o mesmo interesse, o mesmo ideal, a gente vai buscar esse caminho”, apontou o secretário de Defesa Civil, Guilherme Morais.
“O descarte irregular do lixo gera prejuízos, principalmente nas chuvas de verão. A solução pode vir dessas ações, de buscar conscientizar todo mundo. É um trabalho conjunto, é a integração dos órgãos municipais e das comunidades”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara.
A presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, destacou o papel das lideranças comunitárias nas ações de limpeza na cidade, seja apontando locais que precisam de coleta de lixo e entulho, seja organizando as comunidades para permitir que os serviços aconteçam sem problemas.
“As lideranças são fundamentais nesse papel. Às vezes, quando os caminhões de coleta estão na comunidade, o carro do vizinho que mora na própria comunidade impede a Comdep de fazer a coleta. A gente trabalha muito e aqui não vai faltar força de vontade, principalmente com as lideranças comunitárias”, disse.
A secretária de Educação, Ana Carolina Kapler, destacou a importância de envolver crianças e jovens para construir um futuro mais consciente sobre o papel de toda sociedade na gestão do lixo.
“Nós, enquanto Secretaria de Educação, temos também essa grande função de estar levando nas escolas e aos nossos alunos, que serão aquela sementinha que a gente planta e que vão levar para as famílias a questão da educação ambiental. É um assunto muito importante, na nossa cidade ainda mais. É um assunto que eu pude vivenciar na escola, enquanto professora da rede: trabalhei numa escola que viu de perto a transformação da comunidade inteira com a questão do lixo. O protagonismo dos alunos transformou a comunidade e acho que essa é a sementinha que a educação pode estar trabalhando para que a gente tenha uma cidade melhor, uma comunidade melhor”, afirmou.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: