• Fórum Itaboraí inicia cadastro para mapear práticas de agricultura em espaços urbanos de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2021 10:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa especial da Fiocruz em Petrópolis lançou um cadastro simplificado para mapear práticas de agricultura em espaços urbanos da cidade. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre experiências com quintais socioprodutivos e hortas comunitárias no município e, ao mesmo tempo, estimular a formação de uma rede colaborativa para agricultura urbana, com base nos princípios da Agroecologia. Se você tem uma prática de agricultura urbana, ou conhece algum projeto nesse sentido, acesse o formulário disponível em https://forms.gle/SvVQAJncpL2si3pv5.

    Desde 2009, a Fiocruz em Petrópolis desenvolve um trabalho voltado para a biodiversidade e agricultura urbana na cidade voltado para os determinantes sociais que afetam a saúde.

    A instituição entende que a agroecologia é um elemento importante para a qualidade nutricional, segurança alimentar e fortalecimento das relações comunitárias. O trabalho na região começou antes da pandemia de covid-19, mas os estudiosos perceberam que com o agravamento da crise sanitária, a questão da segurança alimentar ficou comprometida devido a dificuldade financeira que afeta as famílias nesse momento.

    Com o cadastro a ideia é levantar essas informações e conhecer melhor o cenário em Petrópolis. Hoje o trabalho da Fiocruz é feito em 10 localidades: Amazonas, Posse, Glória, Meio da Serra, Pedras Brancas, Vila Rica, Primeiro de Maio, Bataillard, Osvaldo Cruz e Vale do Carangola, onde foram identificadass práticas de agricultura urbana, quintais produtivos e hortas comunitárias.

    A ideia é ‘georefenciar’ essas práticas e começar a ampliar e qualificar a ação de apoio que o Fórum Itaboraí faz e criar uma rede de fortalecimento da agricultura urbana na cidade.

    Últimas