• Forte calor exige cuidados extras com animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2015 12:00

    Assim como os humanos, os animais também sentem os efeitos do forte calor. O clima atípico para esta estação do ano, em Petrópolis, pode trazer inúmeros problemas para os pets. Alguns cuidados são essenciais para evitar doenças e outros males ocasionados pelas altas temperaturas, e também para manter a qualidade de vida dos bichinhos.

    Segundo a veterinária Renata Castro, que atende na Clínica Pet Amado Petrópolis, aqueles que têm cães devem estar atentos, pois eles não suam, eles só trocam o calor com o ambiente por meio da respiração. Em dias muito quentes, esta troca se torna ainda mais difícil, fazendo com que o animal aumente a temperatura do corpo. Mantê-los em locais frescos e com água é fundamental para seu bem-estar.

    "Essa condição se agrava em cães de focinho curto como Bulldog, Pug, Boxer e Bulldog Francês, devido a dificuldade em respirar. Um dos sintomas mais comuns nessas espécies é a hipertermia, que é o aumento exagerado da temperatura corporal devido ao calor. Há também o surgimento de doenças gastrointestinais, bem como problemas de pele causados pelo sol, que podem levar ao surgimento de câncer, principalmente em cães e gatos de pele muito clara," explica Renata.

    De acordo com a doutora, neste período é muito comum a perda de apetite devido ao calor. Para controlar o peso do animal, o ideal é fornecer comida bem cedo, de preferência na parte da manhã e à noite. As horas mais frescas são as melhores para alimentar os animais. Vale ressaltar que no caso dos gatos, eles gostam de água sempre fresca e corrente. Manter vasilhas espalhadas ajuda a evitar a desidratação e problemas do trato urinário.

    Além das doenças há também o aumento de ectoparasitas, ou seja, parasitas externos como pulgas e carrapatos. Para evitar a proliferação de tais espécies é preciso fazer o controle aplicando os remédios indicados pelos veterinários e, manter o local onde o animal fica sempre limpo e higienizado.

    Outro ponto importante diz respeito as vacinas. Elas devem estar em dia. No caso das polivalentes (que protegem contra várias doenças), elas contém cepas fundamentais para evitar doenças gastrointestinais, que são as mais comuns no verão. "Existe a vacina contra giardia, que nesta época do ano, em função das chuvas, cresce o número de casos. São aplicadas duas doses em animais que nunca foram imunizados antes e, a repetição é anual, com uma só dose", conta a veterinária.

    Renata destaca que animais que sofrem de obesidade precisam de cuidados extras, pois sofrem mais com a temperatura. O dono deve sempre fornecer sombra e água fresca, evitar exercícios nas horas mais quentes e colocar gelo na água para ajudar a refrescar. 

    Outras dicas que as pessoas podem utilizar são: verificar se o chão está muito quente para evitar queimadura nas patas dos animais; não deixar ferimentos expostos, evitando atrair moscas que depositam as larvas e causam infecções; nunca deixe seu pet dentro do carro, em hipótese alguma; mesmo com os vidros abertos; não dê banhos com água quente e nem seque com o secador, e fique atento a qualquer atitude diferente. Em caso de dúvidas, leve seu bichinho ao veterinário.  

    Últimas