• ‘Forró da Lua Cheia’ vai celebrar cultura nordestina, com direito a poesia e intervenções artísticas, na região do Bonfim; saiba mais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Inscrições para as apresentações a serem realizadas no dia do evento poderão ser feitas até o dia 25/01

    Por Aghata Paredes

    No próximo sábado, dia 27 de janeiro, o Auá Hostel promoverá uma tarde especial de forró, celebrando a cultura nordestina. O evento, intitulado ‘Forró da Lua Cheia’, terá uma programação repleta de música, poesia e intervenções artísticas ao público do Bonfim e região.

    A festa terá início às 14h, com a abertura da casa e o IV SarAuá. Logo em seguida, às 14h30, acontecerá a “Colheita do 1º pé de mandioca do Auá Hostel”. “A Lua Cheia também representa o período da colheita, e vamos compartilhar um pouco do que a terra nos oferece na forma de alimento para o corpo e também para alma. Além disso, fortalecer a cultura agrícola das plantas ancestrais, por meio da Agroecologia, das roças de quilombo, numa escala menor, é o nosso objetivo, tanto para nos alimentar de maneira saudável, quanto para que as pessoas possam levar um pouco desse saber, na forma de mudas de mandiocas (estacas), para suas casas, sítios e praças. A região do Bonfim vem sendo marcada pela produção intensiva de hortaliças com impactos na saúde humana e ambiental.”, explica Pedro Zeno, guia de ecoturismo, cientista social e fundador da operadora Mais Trilhas RJ.


    A partir das 15h, o espaço será tomado por intervenções artísticas abertas para compartilhamento, incluindo o “Sarau Poético – ‘Entardecer Encantado'” com Fran Pinheiro. Na ocasião, serão declamadas poesias autorais que exaltam a beleza da natureza, com destaque para as deslumbrantes paisagens do nordeste brasileiro e a rica musicalidade da região. Fran Pinheiro guiará os presentes por cenários e momentos que remetem à vibrante cultura do nordeste, berço do forró pé de serra. Além disso, Pedro Poeta apresentará “Poesia Viva”, uma performance que promete envolver o público com versos e rimas.

    Além da programação cultural, haverá a venda de produtos artesanais e locais, uma oportunidade de apreciar e adquirir itens feitos pela comunidade local. “O objetivo dos nossos eventos também é dar visibilidade e fortalecer pequenas iniciativas conscientes, conectando produtores e consumidores, e fomentando uma cadeia da sustentabilidade petropolitana.”, ressalta o idealizador.

    A partir das 18 horas, o ‘Forró da Lua Cheia’ tomará conta do ambiente, ao som dos músicos André Bitto, Julia Hue e Rogério Lorão, trazendo ritmos como Baião, Xote, Xaxado e Arrasta pé.

    Vale lembrar que as inscrições para as apresentações a serem realizadas no dia do evento poderão ser feitas até o dia 25/01, através do e-mail: auahostel@gmail.com.

    Mais sobre o Auá Hostel

    O Auá Hostel é um espaço recente e independente que promove atividades de valorização da cultura artística popular brasileira. Não possui recursos e financiamento público, portanto a ideia de promover os encontros musicais e ter ingressos acessíveis (R$20) é de gerar eventos que possam garantir a diversidade de pessoas. O valor pedido pela entrada é voltado unicamente para o pagamento de artistas independentes.

    O Auá Hostel fica na Estrada do Bonfim, nº 3048. Dica extra: após passar o restaurante Tourinho, mantenha-se à esquerda. Há 2 estacionamentos próximos do local. Mais informações: @auahostel.

    Últimas