![](https://arquivos.tribunadepetropolis.com.br/media/2025/02/11173442/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-17.26.55_e4009bc2-900x600.jpg)
Força-tarefa interdita três ferros-velhos irregulares em Petrópolis
Um dos estabelecimentos mantinha peças em terreno baldio à beira de um rio com risco de desmoronamento
Três ferros-velhos irregulares foram interditados, nesta terça-feira (11), em Petrópolis. A ação faz parte da Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado, coordenada pelo Detran-RJ. O objetivo é fiscalizar estabelecimentos que comercializam peças e carcaças de veículos, além de coibir a venda de material irregular ou produto de roubo. Um dos proprietários de um ferro-velho às margens do Rio São Francisco, em Itaipava, foi conduzido para a 106ª DP (Itaipava) para prestar esclarecimentos por crime ambiental.
Esta é a segunda ação da força-tarefa na Região Serrana, após o mapeamento realizado pela Diretoria Geral de Atividades de Desmontagem do Detran-RJ. Um dos ferros-velhos fiscalizados nesta terça-feira fica às margens do Rio São Francisco, em Itaipava, e funcionava em um terreno baldio na Rodovia Philuvio Cerqueira Rodrigues, 3.415, altura do quilômetro 30. A equipe recebeu denúncias de que, em dias de chuvas fortes, várias peças de automóveis vão parar no rio, causando assoreamento e riscos à população. O local já tinha sido interditado em 2022 pelo Detran-RJ e pela Polícia Civil, por cortar automóveis em forma irregular. Na ocasião, o proprietário foi preso em flagrante.
Em uma outra unidade, também em Itaipava, um desmonte de veículos foi fechado por não possuir licença para funcionar e nem notas fiscais do que era comercializado. O proprietário não foi encontrado. Todo o material foi apreendido e encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas junto ao Detran. Um outro ferro-velho, no bairro Siméria, também foi interditado porque não possuía cadastramento junto ao Detran.
O diretor de Atividades de Desmontagem do departamento, Luiz Alberto Moreira Coelho, informou que a força-tarefa foi até a Região Serrana devido às denúncias de que havia vários ferros-velhos irregulares.
“Viemos para a Região Serrana em mais uma etapa da Operação Desmonte. Já interditamos quatro estabelecimentos que funcionavam de forma irregular, sem cadastro ou mesmo registro junto ao Detran. A intenção é orientar a todos que se cadastrem. Caso contrário, terão o comércio irregular fechado”, disse.
A força-tarefa do Governo do Estado é composta pelas polícias Civil e Militar, pelo Instituto do Meio Ambiente (Inea) e pela Secretaria Estadual de Fazenda.
Desde a criação da força-tarefa, em junho de 2023, já foram realizadas 44 ações em todo o Estado do Rio de Janeiro, com 99 ferros-velhos irregulares interditados. Com a atuação da Operação Desmonte, proprietários de 77 ferros-velhos já procuraram o Detran para se credenciar, e hoje funcionam de forma regular, com suas peças à venda cadastradas e etiquetadas.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: