• Força-tarefa do Inea ajuda a desobstruir vias e liberar acessos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/mar 18:22
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, realizou neste domingo (24) uma força-tarefa em Petrópolis, com 51 máquinas e 150 trabalhadores, para desobstruir vias e liberar acessos em localidades duramente atingidas pelas chuvas. O município teve maior volume de chuvas no Estado – registrando um acumulado de 366mm em 72h, considerando dados até às 7h da manhã deste domingo.

    A disponibilização de equipamentos do programa Limpa Rio, para auxílio aos municípios afetados, é uma determinação do governador Cláudio Castro, que esteve em Petrópolis na sexta-feira (22) e no sábado (23).

    “É uma determinação do governador Cláudio Castro que os equipamentos do Inea atuem de forma efetiva, ajudando os municípios afetados a retomar a normalidade”, destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que percorre áreas afetadas em Petrópolis, neste domingo, coordenando o trabalho das equipes.

    “Petrópolis ainda tem localidades com acessos comprometidos. A prioridade, neste momento, é auxiliar na desobstrução e limpeza de vias, liberando acessos para retomar a normalidade na cidade”, destaca.

    Equipes do Inea atuaram simultaneamente em localidades afetadas no Quitandinha, Independência, Moinho Preto, São Sebastião e Vital Brasil, entre outros bairros. A atuação das equipes do Estado permitiu o resgate de uma mulher que estava ilhada desde sexta-feira (22) na casa em que mora, na localidade “Vai quem quer”, por conta de um deslizamento de terras que impedia a passagem.

    No Moinho Preto, máquinas e homens trabalharam na retirada de uma barreira que impedia o acesso à rodovia BR-040 (Rio-Juiz de Fora). No Independência – área mais afetada da cidade – homens e máquinas iniciaram os trabalhos pela Rua George Akezel e atuaram também na Rua Antônio de Medeiros

    Simultaneamente, na região do Quitandinha, 15 homens do Inea concentraram os trabalhos em serviços de limpeza manual, iniciando pelas ruas Ruas “C” e Alagoas. A limpeza manual também foi realizada no bairro Bingen, onde os trabalhos começaram pela Rua Eduardo Troyack. As equipes do Inea seguirão atuando em diferentes pontos da cidade.

    Comdep retira mais de 700 toneladas de detritos das ruas de Petrópolis

    Já a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) segue atuando com diferentes frentes de trabalho na desobstrução de vias e limpeza das áreas afetadas. Mais de 700 toneladas de detritos já foram retiradas dos locais atingidos.

    A Comdep conta com efetivo de mais de 400 trabalhadores e auxílio de 50 máquinas – retroescavadeiras, tratores e caminhões.

    Equipes da Companhia também realizaram a remoção de árvores e galhos em diversos pontos do município, como Nogueira, Meio da Serra, Santa Mônica, Araras, Valparaíso, entre outros bairros.

    Últimas