Fome de Vencer
Com toda a crise que vivemos nos últimos anos, quando acreditamos que já vivemos um período de pequeno crescimento, ainda nos restam várias incertezas e angústias sobre o futuro. Não somente pelo resultado das eleições, mas pelos desafios internos e externos que estão por vir.
Internamente, a nova equipe eleita terá de tratar com um déficit nas contas públicas muito alto, as necessárias reformas da previdência, fiscal e partidária, um elevado número de desempregados e um país dividido em extremos de favoráveis ou contrários, onde a radicalização é muitas vezes o ponto comum entre as partes.
Externamente, sofremos com a nossa própria crise, e agora vemos o nosso principal parceiro na América do Sul, a Argentina, com grandes dificuldades em equilibrar a sua economia e cortando boa parte das importações que tem conosco. Além disso, a economia americana em franco crescimento e pleno emprego, dá sinais de que o período virtuoso pode estar chegando ao fim, pois medidas como o aumento dos juros por parte do seu Banco Central, levam a crer que a euforia dos números requer, no momento, de uma boa dose de cautela. Ainda sobre os Estados Unidos, o presidente Trump segue conduzindo as suas políticas externas de maneira muito próximo ao seu humor diário, ou seja, é imprevisível saber com quem ou quando poderá criar uma nova crise diplomática ou comercial.
Olhando para este cenário, cheio de incertezas e em alguns momentos bastante preocupante, o que temos de fundamental é essa incrível fome de vencer. Não pode importar o tamanho do desafio, das barreiras que se impõe, das pessoas e empresas que nos frustram, a vontade de vencer e força de superação tem que ser alimentadas diariamente com perseverança, otimismo, inteligência, parcerias, determinação, disciplina e muito foco. Nós somos as pessoas certas, nos lugares certos. Nada pode nos derrotar.
Temos que manter um alto espírito empreendedor nos nossos negócios e carreiras. Para toda a dificuldade existem outras várias oportunidades. Existem novos modelos de negócios no mundo a caminho do Brasil, e dependerão de mão de obra atualizada, aperfeiçoada e com este perfil de quebra de paradigmas.
O momento é de investir no conhecimento. Estudar, ler artigos, participar de cursos e palestras, encontros para parcerias e oportunidades de negócios, estar disponível para mudanças, novos modelos de trabalho e de entregas.
Sempre é importante o que acontece no mercado interno ou externo, mas o grande diferencial para o sucesso nestes cenários está em nós mesmos. O momento é oportuno para investir, como disse, em novas competências e habilidades.
A Fome de Vencer tem que ser insaciável, porém não egoísta. Não existe verdadeira vitória sem que os demais parceiros e colegas consigam também. Temos o dever de compartilhar sonhos, mas também soluções, propostas e meios para o atingimento.
Sempre haverá trabalho para quem é ético, correto e acredita em si e nos outros. Sempre haverá recompensa para aquele que não desiste. Sucesso sempre.