• “Foi uma cena horrível! Nunca tinha visto algo parecido!”, diz morador sobre deslizamento no Morro da Oficina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/02/2022 10:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Morro da Oficina foi um dos locais mais atingidos pelo temporal dessa terça-feira, em Petrópolis. De acordo com moradores, a Rua Frei Leão – um dos pontos mais críticos da região no pós-chuva – já havia registrado outros deslizamentos, mas nunca nessa proporção devastadora. Cerca de 80 casas foram atingidas, de acordo com a Defesa Civil.

    Marcos José, de 58 anos, morador do BNH do Alto da Serra, disse à equipe da Tribuna que assistiu ao momento em que o deslizamento aconteceu. “Foi uma cena horrível! Nunca tinha visto algo parecido!”

    Já Sônia de Carvalho vivia o drama da busca por informações de familiares. Ela não mora na região, mas a irmã morava. Segundo Sônia, quatro familiares estão desaparecidos.

    Maria da Conceição mora no Morro da Oficina e disse que no momento do deslizamento não estava em casa. Três familiares dela estão desaparecidos: o marido, um filho e a cunhada.

    Bombeiros orientam aos moradores a deixarem suas residências

    Pessoas que moram no perímetro das casas atingidas foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros a deixarem suas residências. Os militares auxiliam, também, as famílias a pegarem pertences em casas que não apresentam risco iminente.

    Cerca de 400 militares auxiliam nos trabalhos

    De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, cerca de 400 militares do Corpo de Bombeiros auxiliam nos trabalhos em Petrópolis. São 44 pontos do município com equipes.

    Localidades mais atingidas

    Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira.

    A Prefeitura também segue com todo o efetivo – Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, Assistência Social, de Planejamento, de Administração, além da COMDEP e CPTrans – dedicado ao suporte nos atendimentos da população e recuperação das áreas afetadas em toda a cidade, em especial no primeiro distrito.

    O Município conta com o suporte do Governo do Estado com cerca de 200 agentes do Corpo de Bombeiros, helicópteros e equipes com cães farejadores para o auxílio na identificação de vítimas. A Defesa Civil do Estado está na cidade com 19 agentes, assim como o Exército e a Aeronáutica, que também reforçam o trabalho das equipes locais.

    Últimas