• FMI: Alemanha terá recuperação ‘morna’ e atenuar impactos da guerra é prioridade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2022 11:27
    Por Sergio Caldas / Estadão

    A economia da Alemanha deverá ter uma recuperação econômica “morna”, mas os riscos estão inclinados para baixo e a prioridade imediata do governo alemão é atenuar os impactos da guerra na Ucrânia e garantir o fornecimento de gás, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em comunicado publicado nesta segunda-feira, o FMI também recomenda que a política fiscal alemã seja flexível num “ambiente de grandes incertezas”.

    Após concluir missão à Alemanha, o FMI projeta que o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia europeia irá desacelerar para cerca de 2% em 2022, antes de ganhar leve força em 2023, para mais de 2%, se os preços de energia e gargalos de oferta diminuírem e os casos de infecção por covid-19 permanecerem sob controle. Em 2021, o PIB alemão cresceu 2,9%.

    Para depois de 2024, a previsão é que o crescimento da Alemanha se enfraqueça “em direção ao potencial”.

    “A produção deverá permanecer abaixo da tendência pré-pandemia no médio prazo, devido a obstáculos que variam de preços de energia elevados a investimentos privados, demanda externa mais fraca e maior incerteza econômica e geopolítica após a guerra”, diz o FMI.

    Últimas