• Flisi: Feira Literária Imperial términa neste sábado e aborda a violência contra a mulher

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/10/2019 18:20

    Com o tema “Memória e Diversidade Cultural Brasileira”, a novidade deste ano na Cervejaria Bohemia é o “Microfone Aberto” na programação de poesia, neste sábado (05.10), às 12h15 e também às 19h, no Pátio Cultural, onde o público poderá ter voz e participar recitando seus poemas ao vivo, além das atrações que acontecerão ao longo de todo o dia.

    Seguindo a programação, no Pátio Cultural, o Sarau Encontro de Poetas da Língua Portuguesa começará às 12h15, com o objetivo de congregar o maior número de poetas lusófonos e reviver grandes nomes clássicos. O encontro acontece mundialmente há seis anos. O lançamento reúne homenagens a autores como Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Vasco Cabral e Maria Firmina dos Reis. A atividade terá a escritora Mariza Sorriso como mentora e a organização inclui Carmem Teresa Elias, Dalberto Gomes, Luiz Otávio Oliani, Mariza Queiroz, Regina Hesketh. Também às 12h15 começa Performance Live Painting, do artista Rodrigo CB.

    “Este encontro já é oficial no calendário. Serão cerca de 15 artistas homenageando artistas clássicos consagrados da língua portuguesa, além da apresentação de poesias autorais de nomes atuais. Queremos dar voz aos textos dos vivos e aos autores que já passaram. Queremos dar voz aos locais de língua portuguesa”, contou a artista plástica Carmem Teresa do Nascimento Elias.

    No decorrer da tarde terão Brindes Literários, às 14h, com lançamentos de obras como: “Entremente”, de Marcio Avelino e “O Córrego”, de Lázaro Cassar. A dupla falará sobre a literatura contemporânea e suas formas de tecer a escrita literária.

    O público poderá contar com o lançamento do livro feito a quatro mãos: “Sol de Sagitário”, de Catarina Maul e Eduardo Soares, às 16h, com a participação da Dueto astrologia, de Sarah Lemos e Paulo Marco de Carvalho.

    “Eu vivo a FLISI intensamente, tanto como autora, pois tenho a chance de apresentar meus livros ao público dentro de uma produção literária de extremo bom gosto, como também no papel de curadora da Festa, sugerindo atividades diversificadas como são os estilos de literatura do mundo. Este espaço da Cervejaria Bohemia dentro da programação mostra o respeito à informalidade, aos novos formatos culturais que vão até o público. Estamos muito honrados de lançar o “Sol de Sagitário” e outros títulos da Bem Cultural Editora durante a FLISI”, destacou escritora e produtora cultural petropolitana, Catarina Maul.

    Às 18h, o espaço recebe o escritor Felipe Candiota, com o livro “Paixão e Esperança”, que fala de maneira aberta sobre a violência contra a mulher. O livro é baseado em um feminicídio ocorrido em 2017, em Petrópolis, no bairro Esperança. Com o autor, estarão as convidadas Marilene Cunha, Cléo De Marco e Drica Madeira.

    “Estarei na FLISI lançando o meu livro, com estas convidadas, inclusive, com uma das vítimas. O mais impressionante na obra são os depoimentos de mais seis mulheres vítimas de violência. Além disso, descrevo também minha participação no “Encontros de Agressores”. No Fórum, eles são obrigados, pelos juízes, a participar”, contou Felipe Candiota.

    Finalizando o sábado, às 19h, Agnes Mariá, Mauí e Valentine apresentam a performance Poetas Vivos, um coletivo que surgiu em Porto Alegre, em 2018, e hoje reúne mais de 30 artistas que realizam intervenções culturais em diversas partes do país.

    Últimas