Fitch corta em 300 mil previsão de vendas de veículos leves nos EUA sob impacto de tarifas
A Fitch Ratings calcula, atualmente, que as vendas de veículos leves nos EUA devem ficar em 16,0 milhões de unidades em 2025, uma queda de 300 mil em relação à estimativa no início do ano, refletindo preços mais elevados de veículos e taxas de juros mais altas por mais tempo.
“As tarifas de 25% impostas às importações de automóveis nos EUA aumentarão os preços e exercerão pressão descendente sobre a procura”, afirma a Fitch Ratings.
As implicações de crédito para os fabricantes de automóveis e de peças são amplamente negativas, mas variam de acordo com o emissor, diz a agência de rating em relatório divulgado nesta segunda-feira, 31.
Em 26 de março, os EUA anunciaram tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados e determinadas peças de automóveis, a partir de 3 de abril. Anteriormente, os EUA anunciaram e depois atrasaram as tarifas sobre as importações de automóveis e autopeças do México e do Canadá.
O último anúncio tarifário permite que os fabricantes de veículos compatíveis com o USMCA certifiquem o conteúdo dos EUA, com tarifas aplicadas apenas a conteúdo fora dos EUA. As tarifas sobre peças compatíveis com o USMCA não serão aplicadas até que um processo seja estabelecido para identificar conteúdo de origem norte-americano nessas partes.
De acordo com a Fitch, as importações representam, atualmente, cerca de metade do mercado de veículos leves dos EUA em volume. O México é o maior fornecedor estrangeiro, seguido pela Coreia do Sul, Japão, Canadá e Alemanha. A maioria, mas não todas, as importações do México e do Canadá estão em conformidade com as disposições do acordo comercial USMCA.
A Fitch pontua que o último anúncio é cada vez mais negativo para as montadoras que vendem carros fabricados no Japão, Coreia e Alemanha no mercado dos EUA. Para a Volkswagen (A-/Estável), as tarifas atingirão o segmento de luxo com margens mais elevadas (incluindo a Porsche). O mercado dos EUA representa um quarto das vendas globais da Toyota (rating A+/perspectiva estável) e da Hyundai (incluindo Kia) (rating A-/perspectiva estável), mas cerca de 60% das vendas da Hyundai nos EUA são feitas na Coreia e sujeitas às novas tarifas de 25%, em comparação com apenas 23% feitas no Japão para a Toyota.