• Fisioterapia também é importante para pacientes oncológicos: saiba como funciona o trabalho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/09/2021 14:47
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Papel fundamental para amenizar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente oncológico, o fisioterapeuta é personagem fundamental na equipe multidisciplinar do Centro de Terapia Oncológico (CTO). Na quarta-feira (8.09), foi comemorado o dia deste profissional. Conheça a importância da fisioterapia ontológica no dia a dia do paciente em tratamento do câncer.

    Quem cuida dessa área no CTO é Renata Pacheco. É ela quem avalia caso a caso quais são as melhores atividades para cada paciente durante o processo terapêutico. Esse processo inclui prevenção, promoção e recuperação da saúde, com ênfase no movimento e melhora da função dos pacientes.

    “A fisioterapia oncológica pode iniciar desde o diagnóstico até os cuidados paliativos. O fisioterapeuta atua para prevenção das complicações do tratamento ao qual ele vai ser submetido. É um preparo para o paciente receber o tratamento”.

    Renata Pacheco explicou que a fisioterapia pode ser feita durante o tratamento, em momentos com o pós-operatório, e durante a quimioterapia, quando há algumas complicações.

    A fisioterapia também tem um papel importante na reabilitação dos pacientes. “Uma complicação frequente é o linfedema por câncer de mama. As mulheres fazem a abordagem na axila para retirar os linfonodos e isso pode gerar um linfedema. O fisioterapeuta tem papel importante para evitar, além do tratamento e controle”, disse.

    A fisioterapeuta do CTO também explicou a importância dos cuidados paliativos, que têm por objetivo promover a qualidade de vida – mobilização, colocar os pacientes para a prática de exercícios etc.  Nos pacientes ontológicos a fisioterapia atua com recursos terapêuticos para ajudar no tratamento dos efeitos colaterais causados pelo tratamento. Isso evita complicações ao mesmo tempo em que contribui para o restabelecimento físico do paciente. Tendo reflexos, inclusive, na autoestima conforme o tratamento vai evoluindo.

    Com o acompanhamento, o fisioterapeuta consegue analisar as limitações adquiridas e definir qual é o tratamento que proporcionará maior benefício ao paciente. Esses recursos são diversos como terapia manual, reabilitação física, pilates, exercícios físicos, dentre outros.

    Últimas