Fisioterapeuta petropolitana faz vaquinha virtual para cirurgia ocular
A petropolitana Gabriela Justen, de 31 anos, portadora da síndrome do olho cego doloroso, que resulta em dor intensa e constante sensação de queimação e fotofobia extrema (sensibilidade à luz), está fazendo uma vaquinha virtual com o intuito de angariar fundos para sua cirurgia de evisceração, que consiste na retirada do conteúdo interno do globo ocular para que seja colocada uma prótese no lugar. A cirurgia que é considerada irreversível e invasiva, fica em torno de 18 mil reais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza o procedimento, no entanto, no momento não estão marcando cirurgias eletivas em função da covid-19. Além disso, o SUS não faz o implante de porex, ficando um buraco no local, comprometendo a parte estética.
Em março de 2017, a fisioterapeuta teve um descolamento de retina e teve que se submeter à uma cirurgia que foi mal executada, o que a tornou monocular. Gabriela está sem trabalhar desde novembro, em função das fortes dores que sente.
“Esse olho que foi afetado, nunca me doeu, só ficou feio esteticamente, porque ele tende a atrofiar, o globo ocular diminui, entorta e a pálpebra cai. No entanto, em outubro do ano passado, comecei a sentir queimação, dor e ardência. À partir daí, procurei um outro oftalmologista na cidade, e ele me disse que não havia nada a ser feito porque o olho estava morto em função da hemorragia intraocular e me aconselhou a procurar uma especialista em olho cego”, contou Gabriela Justen.
“No início do ano, fui à Sorocaba, em São Paulo, para uma consulta com a médica especialista em olho cego doloroso, e ela me deu como solução a evisceração, cirurgia que consiste na retirada de todo o globo ocular. No entanto, é uma cirurgia cara, pois o implante que é utilizado para recuperar o volume do globo ocular é de alto custo”, contou a fisioterapeuta.
A vaquinha virtual que Gabriela está fazendo ainda não atingiu o valor necessário para a realização de sua cirurgia de evisceração. Para ajudá-la e conhecer um pouco mais de sua história, basta clicar no link.
* Estagiário sob supervisão