• Fiscais voltam às ruas para pedir que a população evite aglomerações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/09/2020 17:15

    O avanço na flexibilização das atividades econômicas e a aparente “volta à rotina” da população vem impondo às equipes de fiscalização do município um desafio: em meio à pandemia do coronavírus, conscientizar as pessoas sobre a necessidade do cumprimento de regras básicas de segurança sanitária, como o distanciamento e o uso de máscaras. Nesta sexta-feira, as equipes foram às ruas para tentar dispersar aglomerações formadas na Rua 13 de Maio e também na Praça Pasteur (Castelânea). Para fazer com que as pessoas deixassem o local, pela segunda semana seguida alguns estabelecimentos foram fechados por volta de 23h, antes do horário determinado para o funcionamento de restaurantes.

    Leia também: Prefeitura estende horário de funcionamento do comércio a partir de segunda-feira

    Na Rua 13 de Maio, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e o Procon, que atuaram ao lado da Polícia Militar e da Guarda Civil, fecharam um estabelecimento, uma padaria e duas lojas de conveniências na região. Os estabelecimentos cumpriam as normas de atendimento no interior, mas acabaram penalizados porque as calçadas estavam lotadas de pessoas. A equipe de trabalho também abordou o público para orientar a seguir as recomendações de segurança e voltar para casa. Os fiscais e agentes de segurança também estiveram na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral, para evitar o que o público que estava na 13 de Maio apenas mudasse de local, ocupando a praça, como aconteceu em outras ocasiões. 

    A preocupação das equipes é garantir que os estabelecimentos possam continuar funcionando, mas seguindo os critérios estabelecidos pelos técnicos da saúde. Para isso, é necessário o funcionamento com capacidade reduzida (seguindo o que determinam os decretos municipais). Do lado de fora, também não pode haver aglomeração, de forma a evitar a disseminação do vírus. 

    Em nota, o governo municipal frisou que “todo cidadão ter direito de ir e vir”, mas lembrou que “cada pessoa precisa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis”. O município pediu que a população mantenha o uso de máscaras e só sai de casa em caso de necessidade. Saindo, é necessário manter o distanciamento conforme protocolos da Saúde. 

     

    As equipes de fiscalização também atuaram na Praça Pasteur, onde houve registro de aglomeração na noite sexta. No local, um bar foi multado e fechado, já que ainda há decreto em vigor proibindo o funcionamento de bares.

    Últimas