• Firjan realiza Seminário Internacional Gráfico nesta quarta; evento vai reunir autores e mostrar inovações da indústria do livro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/set 15:25
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) vai realizar, nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, o III Seminário Internacional Gráfico. O encontro acontecerá na Casa Firjan, em Botafogo, faz parte da programação oficial do “Rio – Capital Mundial do Livro” e discutirá todo o ecossistema do livro – desde a ideia da obra pelo autor até a chegada ao leitor. O seminário reunirá autores como Itamar Vieira Jr., Eliana Alves Cruz e Zélia Duncan, além de especialistas em inovação no setor do Brasil e do mundo, como Emma House (Oreham Group) e Dante Cid (SNEL). O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições estão abertas.

    “A Firjan propõe um debate amplo sobre toda a cadeia produtiva do livro, do autor ao leitor, compartilhando informações relevantes sobre comportamento, hábitos de consumo, tendências, novas tecnologias e referências nacionais e internacionais. Esta iniciativa tem como foco o fortalecimento do mercado editorial, a fim de apoiar a indústria gráfica do Estado do Rio em seu reposicionamento estratégico”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

    Na abertura, Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmio Jabuti 2020 com Torto Arado (Todavia), discute a convergência entre sucesso comercial e valor literário. Outros quatro painéis abordarão temas como as relações entre autores e editores, as tendências nacionais e internacionais no mercado gráfico e editorial, os impactos das novas tecnologias no setor e na capacitação profissional contínua e como as redes sociais vêm impulsionando a publicação impressa.

    “Esta será uma oportunidade única para compartilhar experiências e visões sobre o presente e o futuro da impressão de livros. O evento reúne todos os envolvidos na cadeia produtiva, com o objetivo de fortalecer o setor gráfico, gerar novas oportunidades de negócio e, claro, incentivar o surgimento de novos leitores, o propósito maior dessa indústria”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio (Sigraf), Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho.

    Participam ainda outros grandes nomes, como a cantora Zélia Duncan, que em 2022 lançou o livro “Benditas coisas que eu não sei” (Agir), e Eliana Alves Cruz, vencedora do Jabuti 2022 na categoria Contos, com “A vestida” (Malê). O evento contará também com uma intervenção artística e com a exposição interativa da Firjan SESI: “De onde vem o livro que você lê?” — uma viagem imersiva com óculos 3D pela história do livro e da tecnologia gráfica, desde Johannes Gutenberg até a era digital.

    O público também poderá acompanhar a produção completa e ao vivo de um impresso editorial: durante o evento, alunos do Curso Técnico em Design Gráfico do Centro de Referência em Gráfica Firjan SENAI SESI Maracanã produzirão um impresso, que será distribuído no evento, e participarão de um Hackathon criativo para desenvolver a arte da capa do livro Rio de Letras 2025, prêmio realizado pela Firjan SESI, com curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e parceria da Secretaria Estadual de Educação. A obra reunirá contos, crônicas e poesias de alunos das redes estadual de ensino e Firjan SESI, além de trabalhadores da indústria.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas