• Firjan promove workshop gratuito sobre eSocial e adaptações das empresas às novas versões das NRs

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2022 17:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No próximo dia 11 de maio, a Firjan Serrana vai oferecer um workshop gratuito sobre os principais desafios e preocupações das empresas quanto às NRs e o eSocial. No evento, que acontece a partir de 14h, no Auditório da Firjan Serrana, na Av. Dom Pedro I, no Centro, empresários de todos os setores receberão orientações e esclarecimentos com uma equipe da federação. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/5, no link: https://bit.ly/firjansesi-sst .

    Em janeiro, começaram a valer as alterações promovidas na redação das Normas Regulamentadoras (NRs). Mesmo com cerca de cinco meses em vigor, muitas empresas estão com dificuldades nas adaptações, e consequentemente, recebendo notificações, que podem implicar em multas, em caso de descumprimento.  Para Julio Talon, presidente da Firjan Serrana, esse suporte às empresas vai proporcionar maior segurança na hora de executar todas as medidas. 

     “Queremos oferecer estrutura e informação para que todos estejam cientes quanto às normas, mudanças e adaptações para manter o ambiente de trabalho seguro e evitar multas, notificações e prejuízos”, reforça.  

     O Workshop vai abordar: as Normas Regulamentadoras (NR) 1, 5, 7, 9 e 17 e os principais desafios e preocupações das empresas quanto ao envio de informações de Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial. 

     “O novo conteúdo das NRs requer atenção por parte das empresas, sobretudo no que se refere aos riscos de acidente”, recomenda José Luiz Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan. 

    Sobre o eSocial: 

     O governo federal prorrogou a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico para janeiro de 2023. A mudança estava prevista para ocorrer no início de 2022. 

    O eSocial, desenvolvido pelo governo federal, é uma ferramenta digital que visa reunir informações referentes aos empregados, cujo escopo tem sido alterado ao longo dos últimos oito anos – motivo para dúvidas a respeito de sua aplicação. 

     Com este adiamento, as empresas não poderão ser autuadas durante o ano de 2022 por não conseguir atender ao eSocial, mas é importante que usem o período para aperfeiçoar seus sistemas e ajustar possíveis inconsistências, que também serão tratadas neste evento. 

    Últimas