Firjan IEL reúne especialistas do Brasil e do mundo para debater a Transformação Digital
Liderar a sua empresa para a Transformação Digital é urgente e desafiador. Pensando nisso, a Firjan IEL promove no mês de maio a Jornada de Transformação Digital das Empresas, programação 100% on-line e gratuita formada por seminário e capacitação, que tem o objetivo de ajudar empresários e lideranças a implementar estratégias de transformação digital nos negócios, sejam eles do tamanho que for.
Uma das principais atrações será George Westerman, pesquisador de Economia Digital, copresidente do MIT Sloan School of Management, e autor do premiado livro “Leading Digital: Transformando a Tecnologia em Transformação Empresarial”. Referência mundial no tema, ele participa do Seminário Melhores Práticas para Transformação Digital, no dia 14 de maio.
“Estratégia digital é a abordagem da empresa para transformar a maneira como faz negócios por meio da tecnologia. É sobre tornar sua empresa melhor. Infelizmente, muitas companhias se concentram mais no digital do que na estratégia, o que é um erro. Não é só sobre fazer coisas legais, mas sobre liderar consertando o negócio”, reflete Westerman.
Também participa desse primeiro momento, Ruy Quadros, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica, do IG/UNICAMP, que vai abordar a transformação digital em um contexto nacional. O seminário ainda vai apresentar dois cases de empresas que modificaram seus processos e já sentem os impactos da transformação digital. Gustavo França, chefe da área digital da Gerdau, e Carlos Henrique Lima Sércio, diretor comercial da Telas Guará, empresa de Três Rios, vão compartilhar as lições aprendidas e os desafios desse novo momento.
A fábrica de Telas Guará é um exemplo bem sucedido de estratégia ligada a inovação. Em 2016, bem antes da transformação digital se tornar mandatória para a sobrevivência dos negócios, a pequena empresa de telas, arames e revestimentos já tinha iniciado um processo de digitalização para ampliação dos negócios. A empresa promoveu integração total entre as áreas de Marketing e Vendas com ações automatizadas e registrou crescimento de 200% nas solicitações de orçamento e mais de 12 mil contatos segmentados na base.
“Nós tivemos resultados importantes mostrando que as ações implementadas foram cada vez mais assertivas. Mudamos o pensamento por trás da empresa, extrapolamos nossos limites de atuação, deixamos o Rio de Janeiro para atender a todo o Brasil e hoje vemos uma empresa em crescimentos nos dois últimos anos”, explica Sércio e garante “a transformação digital não é opcional, não é um luxo ou faz ou faz, não tem outra saída”, afirma.
“Há pouco tempo fazer a transformação digital em uma empresa era uma questão de diferencial competitivo. Agora é uma questão de sobrevivência. Ou você faz ou está fora”, reflete a gerente de conteúdo de conteúdo e inovação empresarial Casa Firjan e Firjan IEL, Maria Isabel Oschery.
A jornada promovida pela Firjan IEL, portanto, tem o propósito de desvendar o território da transformação digital e auxiliar os empresários a pensar em uma estratégia que atenda às necessidades de suas empresas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.jornadafirjaniel.firjan.com.br.
Transformação começa pela mudança de comportamento
No dia 24 de maio, a jornada segue com uma capacitação ministrada pelo cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira, e sua equipe, e vão oferecer conhecimento estratégico aos líderes que irão implementar as etapas da Transformação Digital em suas empresas.
A capacitação terá início a partir do estudo do contexto “figital” – onde o físico, o digital e o social estão conectados e acontecem simultaneamente – para entender oportunidades estratégicas de transformação. Nas etapas seguintes, os líderes vão experimentar hipóteses para executar soluções que transformam o contexto, e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para o negócio.
“Transformação digital é um processo de aculturação pelo qual indivíduos, times e organizações são levados a mudar de comportamentos e estruturas analógicas para uma ecologia de plataformas digitais. Defendemos que o processo de passagem de uma plataforma analógica para outra, digital, implica essencialmente em incorporar uma série de mudanças de comportamento. E isso exige o entendimento de contextos baseados em redes de pessoas, instituições e coisas conectadas, participando de relacionamentos e interações e produzindo dados”, reflete Meira.
A capacitação será exclusiva e gratuita para empresários associados à Firjan, por meio de pré-inscrição até dia 18/05 e terá a formato de seis encontros com duas horas de duração cada de forma síncrona e 2h de forma assíncrona, totalizando uma carga horário de 24h.