• “Fique em casa”, Bernardo Rossi faz apelo dramático, mesmo após contratação de 37 novos leitos de UTIs

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2020 00:01

    Fique em casa 1

    É dramático o apelo que o prefeito Bernardo Rossi faz à população para que o isolamento social seja cumprido. Ontem, na abertura de 37 leitos de UTI na antiga Casa Providência ele reforçou: “se essa curva continuar subindo não vai ter número de leitos suficiente para internar as pessoas, não vai ter profissional suficiente para atender as pessoas, não vai ter respirador suficiente para salvar a vida das pessoas. Não adianta este dia de hoje com 37 leitos porque se esta curva continuar subindo, semana que vem vamos precisar de mais, depois de mais… então é importante que você fique em casa e use máscara”.

    Fique em casa 2

    A rede pública e mais os leitos conveniados em hospitais particulares somam 35 unidades para Covid-19 (ainda que este número venha sendo discutido pela Defensoria Pública). Mas, considerando que todos estão voltados para Covid-19 e mais 37 novos leitos foram conveniados com a Casa Providência são 72 no total. Considere ainda o exemplo de outros países, estados e cidades brasileiras. Quando o prefeito Bernardo Rossi faz este apelo dramático às pessoas ele já esta antevendo o colapso. Portanto, fique em casa! 

    37 novas UTIs 1

    O prefeito Bernardo Rossi agradeceu (e na opinião dos Partisans devia ser de joelhos) ao dono do Hospital Clínico de Corrêas e também da antiga Casa Providência, Marcos Paulo Cordeiro, pelos 37 novos leitos de UTI que vão receber pacientes da Covid-19. A abertura dos leitos foi ontem. E Bernardo Rossi foi humilde: “se não fossem essas parcerias, Petrópolis provavelmente já teria um colapso”.

    37 novas UTIs 2

    O vereador Silmar Fortes fez a fineza de não aparecer na abertura dos novos leitos.  Foi ele quem apresentou uma indicação na Câmara para tomar administrativamente a antiga Casa Providência durante a Covid-19 – ideia de alguma cabeça iluminada do governo Bernardo Rossi para que o hospital firmasse a parceria com a prefeitura barateando custos.  Foi estopim da treta com HCC que tomou as redes sociais. 

    37 novas UTIs 3

    Em uma época de crise financeira abrir um hospital que vai ter uma função fundamental nesta pandemia é de aplaudir de pé. Sem contar com o fato de a reabertura da Casa Providência ser emblemática para o petropolitano que durante muitas décadas recorreu ao hospital.  Mesmo sendo 37 leitos custeados pela prefeitura, Bernardo Rossi deve fazer uma grande homenagem a Marcos Paulo. Porque sem hospital de campanha e com apenas 35 UTIs na rede pública para Covid-19 vão ser a salvação da pátria estes 37 leitos novinhos em folha. 

     

    O prefeito Bernardo Rossi e o diretor do HCC, Marcos Paulo Cordeiro na oficialização de 37 leitos de UTI para Covid-19 na rede pública. 

    Arretado

    Mas como nem tudo são flores, Partisans destacam a fala do vereador Antônio Brito sobre as compras sem licitação na pandemia do Covid-19.  “Não é para fazer o que o prefeito me disse que faríamos: discutir sexo dos anjos e procurar pelo em ovo, mas não pode é larápios é surrupiar o erário público”, começou assim o discurso, bem ligth.  Ele citou preços de materiais como álcool em gel e papel toalha e as diferenças dos valores de mercado e os contratados pela prefeitura chegaram a 204%. 

    Linha de frente

    A prefeitura comprou 300 testes rápidos da Covid-19 no Laboratório de Corrêas para testar os profissionais da saúde que apresentarem sintomas. Até ontem 138 servidores estavam afastados por suspeitas da doença. A prefeitura – é uma pauta positiva – poderia já mostrar quantos testes e como se dá esse andamento. 

    Ainda as UTIs 1

    Devagar “aparece” a informação… Depois de pressionada pela imprensa, a Prefeitura sobre a real quantidade de UTIs na cidade, públicas e privadas, para tratar Covid, informou que: “na quarta tínhamos 26 leitos contratados, o que não significa que os mesmos estavam disponíveis”. 

    Ainda as UTIs 2

    Ou seja, dos sete no HST e outros 10 no SMH contratados para Covid-19 apenas três 3 estavam sendo usados com esta finalidade e os demais ocupados por pacientes de outras doenças. Apenas o HCC mantinha os 10 contratados para Covid-19 com pacientes do coronavírus. Estes números aparecem no mapa diário informado à Defensoria Pública. Mas, no painel no portal da Secretaria de Saúde a informação, para a população, a informação, errada, que eram 26 leitos desocupados.   Partisans recomendam a leitura da matéria dobre os números que não batem, de Janaína do Carmo, aqui da Tribuna, neste link

    Quarentena

    Piadinha das redes: tem vereador em Petrópolis que está em quarentena há quase quatro anos. Ô gente ruim!

    Reforços

    Quase 500 mil profissionais de Saúde já demonstraram interesse em atuar no combate ao novo coronavírus. Esses trabalhadores realizaram o cadastro no site do Ministério da Saúde e se colocaram à disposição no enfrentamento à doença. Em Petrópolis também existe este cadastro e a Prefeitura podia divulgar os números e como se darão as contratações. 

    Como a rua estava muito lotada, o motorista só encontrou esta vaguinha em cima da faixa.

     

     

     

    Últimas