Final feliz: Bombeiros e Samu salvam recém-nascida que engasgou depois de mamar
O susto foi na última sexta-feira, dia 21, mas foi só agora que a família da pequena Melissa, que hoje completa nove dias de vida, conseguiu contar os momentos de tensão que viveram. A recém-nascida, então com três dias, engasgou logo depois de mamar e parou de respirar. Desesperados, pai, mãe e avó pediram socorro do Corpo de Bombeiros, por telefone, e conseguiram desengasgar a criança com as instruções pelo telefone. A equipe do Samu, acionada pelos próprios bombeiros, chegou ao local em seguida. Segundo a família, a equipe médica constatou broncoaspiração e a pequena foi diagnosticada com quadro de pneumonia. Ela está internada no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Santa teresa, mas já tem previsão de ir para o quarto.
Emocionada, a avó da menina agradeceu aos bombeiros e à equipe do Samu. “Eles mostram tanto amor por pessoas que sequer conhecem! Se não fosse por eles a nossa Melissa não estaria aqui”, disse Marineide de Souza Machado. Ela contou que os pais da bebê tinham sido instruídos pela pediatra sobre o que fazer em uma situação como aquela, mas na hora, foram os militares que conseguiram acalmar a família no momento do socorro.
Na ligação feita ao Corpo de Bombeiros, Carlos Vinícius Reis, pai da Melissa, demonstra muito nervosismo e pede por socorro a todo momento. Ao fundo também é possível perceber o desespero da mãe, Paola de Souza Machado Reis, e da avó. Com paciência e técnica o tenente Ângelo consegue fazer com que os pais coloquem o celular no viva voz e sigam as orientações passadas por ele. Foram minutos de desespero, mas, depois de algumas tentativas frustradas, eles conseguiram que a criança voltasse a respirar.
“A minha esposa fez uma sucção e apesar de a Melissa não ter desengasgado por completo, ela conseguiu respirar um pouco. Isso nos deu um tempo a mais para que o Samu chegasse e pudesse realizar o socorro na ambulância. Foi lá que ela foi salva!”, contou Carlos Vinícius, emocionado. De acordo com o comandante do 15ª GBM, tenente coronel Gil Kempers, a ambulância dos bombeiros estava em outro atendimento e, por isso, eles solicitaram o Samu com instrução de urgência.
“Ângelo orientou a família pelo telefone e deu o passo a passo dos primeiros socorros que precisavam ser realizados. Graças a Deus tudo correu bem! Agora pretendemos acompanhar à família nos próximos dias”, disse o comandante.
A pequena Melissa ainda está no CTI, mas deve ser transferida para um quarto no setor de pediatria já nos próximos dias. Ela deve permanecer mais alguns dias no hospital. “A ambulância chegou em cerca de 10 minutos. O atendimento foi muito rápido, o que foi primordial para salvar a nossa menina. Só tenho motivos para agradecer a todos os envolvidos, bombeiros e Samu”, disse o pai.
A avó da menina também fez questão de agradecer e ressaltar o cuidado que ambas equipes tiveram a todo momento com a família. “Melissa é a minha 3ª neta. O susto é tão grande que fica até difícil de descrever esses momentos de terror. Mas Deus é bom e esses heróis nos ajudaram", disse, emocionada.