• Fim da era Concer? Três empresas disputam leilão da BR-040; atual não está na lista

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/abr 04:26

    A Triunfo Participações e Empreendimentos, a “dona” da Concer, ficou de fora da licitação da nova concessão na BR-040, trecho Rio-Juiz de Fora. Ontem, último dia de prazo para apresentação das propostas para o leilão, que acontece na quarta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo, a atual administradora da rodovia não demonstrou interesse. Vão disputar o leilão o grupo espanhol Sacy, o consórcio formado por Construcap, Copasa e OHLA, e a EPR, atual administradora da Via Mineira, que já opera o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

    Pra gente invejar

    As obras de duplicação da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), alcançaram 25% de execução em um ano, com investimento total de R$ 1,5 bilhão. O primeiro viaduto do novo traçado será inaugurado em maio, adiantado em um mês. As intervenções devem ser concluídas em 2028 para a subida e 2029 para a descida, com aumento de faixas e inclusão de acostamentos. A previsão é reduzir o tempo de viagem em até 25% na subida e 50% na descida da serra, segundo a CCR RioSP, concessionária que administra a via.

    O que diz o Iphan

    Sobre a polêmica iniciativa de rerratificação do tombamento em nossa cidade, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional jura que não vamos sair no prejuízo. O Iphan diz que a sua proposta é de ampliar em cinco vezes a área tombada em Petrópolis, incluindo a Vila Operária do Alto da Serra e novas partes do complexo de Cascatinha, enquanto exclui alguns trechos de rios e margens sem valor paisagístico, sob responsabilidade de órgãos ambientais. Encostas com Mata Atlântica serão incorporadas, reforçando a proteção contra deslizamentos. O entorno, embora não tombado, continuará sujeito a avaliações de impacto para preservar a ambiência do conjunto. A redução da área sob tutela não significa menor proteção, já que a área efetivamente protegida será ampliada.

    Pensa melhor

    Vai ter que abrir muito o projeto em detalhes para que se tenha segurança absoluta de que não vai ser prejudicial. Agora, os rios… ah, esses não deviam ter qualquer destombamento. Mas, não mesmo. Questionada sobre o destombamento que o Iphan vem propondo para Petrópolis à imprensa da capital, a Prefeitura disse que é “positiva”. E dos vereadores ainda não ouvimos nada. Provavelmente não ouviremos nunca.

    Hoje, a  Casa Stefan Zweig  será palco do lançamento de Estuário, novo livro do poeta Álvaro Assis. Com entrada franca, o evento começa às 15h e contará com um bate-papo mediado por Cassiana Lima Cardoso, professora e escritora. O autor, conhecido por obras como “Tonteria” e “Palavra Atirada”, celebra sua trajetória literária de mais de 20 anos. A tarde promete um encontro poético e reflexivo entre amantes da literatura.

    Federado

    Filiado ao PL de Bolsonaro, Cláudio Castro tomou uma bola nas costas do ex-presidente. Bolsonaro não quer dar ao governador do Rio a segunda vaga – a primeira é de Flavio Bolsonaro – para concorrer ao Senado. Castro pode se aninhar no União Brasil ou PP, partidos que vão se unir em uma federação, um aglomerado partidário que consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Aqui, o expoente do União Brasil é o vereador Dudu e, do PP, o prefeito Hingo Hammes.

    Ninguém coça os bolsos

    Cabos eleitorais já estão ficando cabreiros com a falta de disposição dos candidatos a deputado em 2026 coçarem os bolsos e já iniciarem as suas campanhas. Por enquanto, nada, nada. Se o pessoal acredita que vai se eleger apenas com os votos de Petrópolis pode colocar as barbas de molho. Vai ser necessário gastar muita sola de sapato.

    #ficaadica

    Longe de a gente se meter no style de alguém, mas fica a dica aos nossos queridos secretários: tirando o Luciano Moreira da CPTrans e o Guilherme Moraes da Defesa Civil, parem de usar coletes de órgãos em momentos “especiais”. O Luiz Cruzick é secretário de Saúde e nem por isso fica por aí de jaleco.

    Terra de ninguém

    Fica ali no Retiro, nas imediações da delegacia e ambos os lados: carga e descarga na pista, mercadorias nos canteiros, carros mal estacionados… tem de um tudo. Engarrafamento antes mesmo da tradicional retenção no quebra-molas ali daquele posto de gasolina, sentido distritos, e também interrupção do fluxo de veículos para quem acessa os bairros Chácara das Rosas e Vale dos Esquilos.

    Com um estande próprio, Petrópolis marcou presença no MTM – Minas Travel Market, quinta e ontem, em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de três mil profissionais de turismo de todo o Brasil, com uma programação diversificada que inclui feira, capacitações e rodadas de negócios.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 352 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas