• Filme realizado com crianças do Independência será exibido hoje

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/02/2020 09:36

    Depois de um trabalho que durou cinco meses e atendeu 43 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, do Centro Educacional Comunidade São Jorge, no Independência, o Cine Pagu na Escola lança hoje, às 14h, o curta-metragem “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, na Quadra do Lilico, no próprio bairro. O Cine Pagu na Escola é um dos selecionados no edital de projetos do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e contou com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura.

    O projeto partiu do entusiasmo dos alunos com o cinema, que fez com que a cineasta Beatriz Ohana, que é idealizadora e produtora do Cine Pagu – um clube de cinema da cidade -, criasse um projeto de formação audiovisual, em que as crianças tivessem oficinas de diversas etapas de realização de um filme, culminando na criação de um curta metragem que de alguma forma apresentasse o olhar das crianças sobre o Independência. Depois do projeto pronto, ele foi inscrito no edital de Seleção de Projetos Culturais do IMCE.

    “Depois de oito anos trabalhando com cinema, posso dizer que esse com certeza foi o processo mais transformador da minha vida profissional porque é um daqueles processos que a gente passa que mudam a gente. Mudam a maneira como a gente enxerga a realidade, a nossa cidade e a questão da oportunidade”, explica Beatriz. “Ao longo do processo as crianças estavam cada vez mais interessadas e confiantes, com mais autoestima e certos de que são indivíduos que têm total capacidade e que podem continuar aquilo e que esse filme pode ser só o começo pra eles”, completa.

    O Cine Pagu na Escola teve início em agosto do ano passado, com três encontros por mês, sendo um encontro de exibição seguida de atividade dentro da área do cinema que estivesse sendo estudada, e mais dois encontros de oficina prática. Foram cinco meses intensos de projeto através de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do cinema e também da pedagogia, para que as crianças passassem por diversas etapas do processo de construção de um filme.

    “O edital de projetos é uma forma de democratizarmos o investimento da cultura na cidade. E ter atividades como essa, dentro da comunidade, é fundamental para descentralizarmos as ações e fomentarmos a cultura nos bairros”, explica o diretor-presidente do IMCE, Renato Freixiela.

    “A formação do Cine Pagu na Escola foi realizada com a verba do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, através do edital. Mas para a realização do filme foi necessário também o apoio de diversas pessoas, lojas e empresas que fizeram doações em dinheiro, materiais ou serviços. ‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ se tornou realidade graças ao comprometimento e esforço de diversos profissionais do cinema, do audiovisual, da música, da educação e da moda”, ressalta a cineasta.

    Últimas