• FGTS: Saiu o calendário de saque das contas inativas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/02/2017 17:45

    A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou na manhã de hoje (14) o calendário de saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento começa a partir do dia 10 de março para os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Para esclarecer suas dúvidas, as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo amanhã (15), quinta (16) e na sexta-feira (17). 

    A partir do dia 10 de abril começam a receber os trabalhadores nascidos em março, abril e maio. Em 12 de maio, quem nasceu nos meses de junho, julho e agosto. A partir de 16 de junho para os nascidos em setembro, outubro e novembro. Por último quem nasceu em dezembro poderá sacar o dinheiro a partir do dia 14 de julho.

    Vão poder sacar os valores de todas as contas inativas datadas até 31 de dezembro de 2015 e não haverá limite para saques. A medida engloba 49,6 milhões de contas, com saldo de R$ 43,6 bilhões, beneficiando 30,2 milhões de trabalhadores. A previsão é que a medida injete mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira.

    A CEF tem disponibilizado alguns canais para a população consultar o saldo e saber se tem o direito a sacar o benefício. São eles: aplicativo do FGTS, site da Caixa, SMS, telefone e agências. Em todos os casos, é necessário ter o número do seu NIS/PIS, título de eleitor e documentos de identidade. 

    Veja o passo a passo para consulta do saldo do FGST em cada um dos canais:

    Aplicativo: a primeira coisa que você terá que fazer é baixar o aplicativo. Isso pode ser feito na loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store, Apple Store, Microsoft Store). Depois disso, você vai precisar do número do seu NIS para cadastrar uma senha. Depois de feita a senha, é preciso confirmar ou atualizar o seu endereço residencial.

    Site: depois de acessar o site da Caixa Econômica Federal, você vai entrar na aba Benefícios e Programas e, depois, em FGTS. Em seguida, clique Consulte seu FGTS. Assim como no aplicativo, você terá que cadastrar uma senha para o número do seu NIS. 

    SMS: caso você já tenha cadastrado a senha para o acesso à internet, é possível pedir para que o banco envie as informações sobre o FGTS para o seu celular. Só é preciso preencher os dados ou, ainda, ir a uma agência para fazer a adesão ao serviço, que é gratuito.

    Telefone: é possível consultar o saldo do FGTS por meio do número 0800 726 0207. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, aceitando chamadas originadas de telefones fixos e celulares. É preciso ter o número do seu NIS/PIS, endereço e documentos em mãos para fazer a consulta.

    Agências e lotéricas: também é possível verificar o saldo em agências da Caixa Econômica Federal e em lotéricas. No caso das lotéricas, é preciso ter o Cartão do Cidadão. No caso das agências, é preciso o número do NIS/PIS, endereço e documentos em mãos.




    Últimas