• Festival SESC de Inverno: Orquestra Circônica faz cortejo itinerante, circense e musical neste sábado (16)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Apresentações serão às 13h e às 17h, respectivamente, na Rua Teresa e na Rua 16 de Março

    A programação do Festival SESC de Inverno está repleta de atrações especiais. Uma delas acontece neste sábado (16): o cortejo itinerante, circense e musical da Orquestra Circônica. O grupo iniciou sua trajetória com a amizade de um aluno e um professor, que passaram a compartilhar um sonho. Em 2017, criaram uma mini band e convidaram, um ano depois, alguns amigos para compor o grupo, que mais tarde viria a ser a Orquestra Circônica. 

    Foto: Karla Alvaíde

    Segundo Renato Garcia, que dá vida ao Palhaço Gracinha, o repertório para os cortejos em Petrópolis está imperdível. “O público pode esperar por muitas músicas de circo, desenhos animados, temas clássicos de jazz, além de trilhas de filmes de Charlie Chaplin, Edith Piaf e Dick Tale, tudo isso misturado ao clima das tradicionais marchinhas de carnaval.”, conta. Além do repertório musical, a Orquestra Circônica realiza apresentações circenses em seus cortejos, como números de malabarismo, monociclo, girafa, pernas de pau, bambolês e palhaçaria clássica. 

    “O repertório é circense, mas também é marchinha. É clássico, mas com a pitada das ruas, os confetes dos blocos. A orquestra ganhou corpo, cores vivas, identidade e desfila pela cidade como um grande cortejo circense, com pernas de pau, malabaristas, palhaços e acrobatas, anunciando a boa nova: “O Circo Chegou”, conta Renato. 

    O grupo é formado por 15 integrantes, entre eles palhaços, acrobatas, malabaristas e músicos que se tornaram palhaços e vice e versa. Os artistas são de toda a parte: Petrópolis, Niterói, Campo Grande, Duque de Caxias, Santa Teresa, Alagoas, Chile e Argentina. 

    Foto: Karla Alvaíde

    Questionado sobre a expectativa das apresentações na Cidade Imperial, Renato conta que é sempre um prazer retornar à cidade. “Em novembro de 2021, participamos durante 5 dias do evento LER pra VA-LER, no Parque de Itaipava, e conhecemos as belezas de Petrópolis. Em junho deste ano tocamos em Cascatinha, com a Caravana Carequinha, e foi o máximo. Desta vez, vamos apresentar o nosso cortejo inteiro, como ele é, na rua, no centro da cidade, para todas as famílias de Petrópolis. Vai ser incrível!”

    O artista destaca que o grande diferencial da Orquestra Circônica é a interação especial com o público. “Estamos sempre preparados para fazer com que o público não apenas assista ao espetáculo, mas faça parte dele.”, conclui. 

    Confira os locais e horários de apresentação da Orquestra Circônica neste sábado (16):

    13h – Rua Teresa
    17h – Rua 16 de Março

    Últimas