• Festival Sesc de Inverno 2016 apresenta inovações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/08/2016 17:17

    No aniversário de 15 anos do Festival Sesc de Inverno, quem visitar o Sesc Quitandinha, em Petrópolis, entre os dias 12 e 4 de setembro, vai se surpreender com uma instalação interativa assinada pelo estúdio criativo SuperUber. Conhecido por levar mundo afora experiências que misturam de design, arte, arquitetura e tecnologia, o estúdio criou uma imponente instalação dentro do original Salão Mauá, onde funcionou o antigo Cassino do Quitandinha. 

    A instalação, batizada de MultiTempo, é um volume central feito de grandes projeções que ampliam as silhuetas dos visitantes, numa interatividade em grande escala de luz e som. Além das sombras dos visitantes, silhuetas pré-gravadas representam artistas, músicos, bailarinos e atletas que passaram pelo Festival, despertando a memória e a emoção do público. Dentro do grande volume central, uma mesa-redonda com projeção mapeada apresenta uma espiral de mensagens que representam a passagem do tempo.

    “Reinventando o momento” foi o tema escolhido pela organização para celebrar os 15 anos do Festival. A ideia é convidar o público para comemorar junto sua história e refletir sobre a possibilidade de abstrair o tempo e o espaço e apreciar as diferentes formas de arte. Na instalação criada pela SuperUber, a passagem do tempo é reunida em um momento único e efêmero, onde tudo acontece de uma vez. “Refletimos sobre os últimos 15 anos, incluindo o visitante como co-autor do momento presente. O espaço interno cria um ambiente meditativo. Nós todos vivemos no mesmo “agora”, cada um com sua perspectiva, moldada por suas memórias”, comenta a diretora criativa do estúdio, Liana Brazil.

    O Sesc Teresópolis conta com uma projeção mapeada que é uma representação da instalação MultiTempo.

    Durante o festival, serão realizadas ainda 53 apresentações musicais, 35 sessões de 21 espetáculos de artes cênicas, exibição de 31 curtas-metragens e 11 longas, exposições, além de oficinas, encontros literários, lançamentos de livros, saraus, intervenções urbanas e seminários.

    Últimas