• Festival Riso Solto começa neste domingo com formato inteiramente digital

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/02/2021 15:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Neste domingo (28), começa o “Festival Riso Solto, 2º encontro de palhaçaria e circo de Petrópolis”, com live às 20h e exibição de documentário. A programação de atividades variadas inicia na segunda-feira, 1º de março e se estende até o dia 6, concentrando 24 apresentações artísticas locais. Nesta edição, em formato inteiramente digital, o festival promove as exibições dos trabalhos pelo canal do Youtube do evento e pelas redes sociais no Facebook e Instagram. Durante os cinco dias de realização, o público terá acesso gratuito a quatro apresentações artísticas diárias, que ocorrerão sempre às 11h, 14h, 16 h e 18h. O evento terá tradução simultânea em libras.

    O evento tem o intuito de reafirmar a representatividade do município nessa arte milenar e tão popular, que é a circense. O projeto é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, com apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, e de coordenação coletiva de Andressa Hazboun, Léo Gaviole, Madson José e Marcia Ganem.

    De acordo com o coordenador Madson José as apresentações serão “como um painel do fazer circense em Petrópolis, com uma representatividade extremamente significativa de artistas no evento”.

    O Festival Riso Solto será realizado inteiramento em formato digital/Foto: Divulgação

    No domingo (28), com transmissão ao vivo pelo YouTube, será realizada a live de abertura às 20h, seguida da exibição do documentário inédito “Atos e Relatos – Palhaçaria em tempos de Pandemia”. Na ocasião também haverá uma roda de conversa com a provocação “Mulheres de Riso Solto”, que contará com a colaboração da classe artística local de palhaçaria e circo. “Já que não temos como escapar desse contexto de pandemia, que possamos trazer o olhar da Palhaçaria e fazer desse festival um ato não só de resistência, mas de resiliência”, ressalta Andressa Hazboun, coordenadora artística.

    Como proposta de atualização profissional, o Festival Riso Solto promove aina o workshop gratuito, “Introdução ao Riso – Ferramentas Humorísticas”, ministrado por Léo Gaviole, um dos organizadores do evento. “O riso tem a função de curar a alma das ranhuras desenhadas pela vida e traz a leveza necessária ao nosso espírito dia após dia. O workshop tem o objetivo de elucidar os participantes sobre essa arte tão singela de fazer as pessoas sorrirem”, pontua Léo.

    O festival também promoverá encontros com os palhaços, por meio de chamadas de vídeo no celular, que serão sorteados durante a programação.

    Últimas