• Festival online destaca artistas de Petrópolis em homenagem ao Dia da Mulher

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2021 14:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Projetos de Música, teatro, circo, artes visuais, audiovisual e poesia, todos tendo a mulher como protagonista, é o que compõe o evento “Encontra” que vai ao ar no próximo fim de semana, nos dias 6 e 7. A iniciativa visa divulgar e valorizar a produção artística de mulheres de Petrópolis e vai oferecer uma programação diversificada de artes integradas, de forma gratuita e totalmente on-line. O trabalho, gravado no Teatro Café Concerto do Sesc Quitandinha, vai ser transmitido pelo Youtube, nos dois dias (6 e 7) de realização, às 17h e pretende fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

    Leia também: Série de podcasts homenageia mulheres que representam setor cultural em Petrópolis

    Nas artes cênicas, as atrizes Renata Alves, Rose Assis e Luiza Alves do grupo Teatro Circense Andança, apresentam o espetáculo “O Chamado das Pedras”, inspirado na vida e obra de Cora Coralina. A atriz Regina Guimarães estará em cena ao lado de sua filha, Mabi Ferreira, com uma emocionante performance poético-musical que traz à luz da reflexão, situações de vulnerabilidade vividas por mulheres. As Palhaças Cucaracha e Theobalda apresentam uma intervenção irreverente e lúdica, que versa sobre a sororidade.

    Na música, a programação começa com homenagem ao centenário da divina Elizeth Cardoso, na voz da cantora Kika Notini. O espetáculo “Samba de Obá” traz a intérprete Mayara Ferreira acompanhada do grupo Sussuarana, em uma bela roda de samba. O grupo Pipoca Moderna toca um apanhado de canções representativas das festas tradicionais da cultura ancestral brasileira.

    A violinista Frida Maurine homenageia cantores e compositores negros em apresentação instrumental solo. A dupla “Duas em Ponto” participa com pocket show com nove músicas autorais. A cantora Naraiane Cordeiro, à frente da banda “The Immigrants”, apresenta espetáculo cantando as mulheres no rock clássico. E para finalizar as atrações musicais, a “Banda Pagu” homenageia a rainha do rock nacional, Rita Lee.

    Representando a cultura de rua, a poeta e slammer Brenda Lima traz o espetáculo “En-Cantos Ancestrais”. Nos intervalos, a DJ Tha Redig apresenta uma seleção de mulheres do cenário nacional de todos os tempos, principalmente no côco, carimbó e ijexá.

    No audiovisual, uma seleção de cinco curtas-metragens independentes realizados por mulheres da região de Petrópolis com curadoria assinada pela pesquisadora Aline Castella. Por fim, a artista Rane Bessa apresenta a videoarte “Tempo Água”, criada a partir do encontro entre a estética da artista e a poética de Clarice Lispector.

    “O Encontr tem como objetivos informar, incentivar e valorizar os direitos e deveres da mulher na sociedade. Ser um encontro onde as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e reconhecer seus avanços, além de renovar energias para continuar a avançar”, declara a coordenadora do projeto, Kika Notini.

    O evento terá tradução simultânea em libras com programação também disponível no Instagram.O projeto tem o apoio do Sesc Rio e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

    Programação:

    Dia 6/3 (sábado)

    Palhaças Cucaracha e Theobalda

    Homenagem a Elizeth Cardoso com Kika Notini

    Banda Pipoca Moderna

    Intervenção “En-Cantos Ancestrais” com Brenda Lima

    Banda The Immigrants

    Videoarte “Tempo Água” de Rane Bessa

    Curtas: “#8M” de Mariana Rocha; “Se o Mar Chegar Aqui” de Mariana Medeiros; “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida.

    DJ Tha Redig

    Apresentação: Mariana Medeiros

    Dia 7/3 (domingo)

    Duo Duas em Ponto

    Espetáculo “Caminho das Pedras” com Teatro Circense Andança

    Performance N Ø S com Regina Guimarães e Mabi Ferreira

    “Samba de Obá” com Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana

    Frida Maurine

    Banda Pagu

    Curtas: “Ogan Bangbala: Toque de Aquarela” de Ilana Patterman Brasil; “A Bailarina da Ponte” de Diana Iliescu; “A Lenda de Fundação” de Diana Iliescu.

    DJ Tha Redig

    Apresentação: Mariana Medeiros

    Últimas