• Festival on-line “Saudade, festa junina” apresenta grupos de forró de Petrópolis em shows ao vivo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2021 14:59
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Os quatro domingos de fevereiro serão embalados ao som do forró. O festival “Saudade, festa junina” vai reunir em Petrópolis, oito dos principais grupos musicais que atuam com ênfase no forró e nas demais vertentes da música tradicional nordestina. Os shows serão ao vivo e transmitidos on-line pelo Youtube, nos dias 7, 14, 21 e 28, das 11h às 13h30. Toda a programação é gratuita, com classificação livre e acessível a deficientes auditivos.

    A programação completa vai contar com shows de Tati Veras, Os Improváveis, Trio Rapacuia, Ziriguidó, George Marley, Tribo de Gonzaga, Trio Dona Flô e Mará e seu Tarrabufado Musical. Todas as apresentações musicais serão acompanhadas de tradução simultânea em Libras. Para assistir, basta acessar o link bit.ly/saudadefestajunina ou as páginas do Instagram e Facebook do festival.

    As primeiras apresentações, neste domingo (07), será de Tati Veras e Os Improváveis. Tati Veras é cantora de reconhecimento nacional como vocalista do “Raiz do Sana”, um dos mais conceituados grupos de forró do Brasil. Dona de uma voz extasiante e muita presença, neste show ela vem acompanhada de trio e apresenta repertório de artistas consagrados como Marinês, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, além de canções do Raiz do Sana. A banda “Os Improváveis” investe em uma proposta pluralista, misturando tradição e contemporaneidade, com participação especial de Beto Argolo e repertório que inclui composições autorais, releituras e grandes clássicos do forró.

    Os Improváveis
    Tati Veras

    Nos intervalos, o público vai desfrutar de toda a versatilidade do compositor, poeta e multi-instrumentista Rodrigo Sestrem, que propõe vídeo performances com elementos da cultura nordestina, desde canções típicas dos festejos juninos, como xotes, côcos, baiões, passando por instrumentos tradicionais da cultura popular, como a rabeca e o pífano, chegando à riqueza da poesia da literatura de Cordel.

    “No dia de São João do ano passado, auge da primeira onda de Covid-19, convidei os parceiros de forró de Petrópolis para um encontro virtual, cada um de sua casa, pensando em não deixar a data passar em branco. Agora, o projeto ‘Saudade, Festa Junina’ vai realizar o encontro dos mesmos grupos que participaram da ‘live’, mas desta vez com apresentações e bandas completas, em transmissão de alta qualidade, fácil acesso ao público e segurança sanitária. Esperamos que todo o público possa curtir um bom forrozinho nas próximas manhãs de domingo”, completou a coordenadora do projeto, Suzane Werdt.

    O projeto tem o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Petrópolis e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

    Programação completa:
    7/2: Tati Veras + Os Improváveis
    14/2: Trio Rapacuia + Ziriguidó
    21/2 George Marley + Tribo de Gonzaga
    28/2: Trio Dona Flô + Mará e seu Tarrabufado Musical

    Últimas