• Festival Felino Preta tem recorde de inscrições e mostra que a indústria cultural sobrevive à pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/03/2021 17:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Até o dia 13 de março as produções selecionadas para a terceira edição do Festival Felino Preta, serão exibidas via canal do YouTube Circo Navegador. Organizado pela Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte (SP), o evento é voltado para projetos artísticos relacionados à negritude. Ao todo foram inscritos 387 trabalhos, entre o quais foram selecionados 10 vídeos, 8 apresentações musicais e 2 obras teatrais, que estão disponíveis em plataforma digital.

    O festival que se adaptou aos novos tempos, sendo realizado inteiramente em formato on-line, pretende contribuir para a ampliação das perspectivas culturais e artísticas de pretas e pretos. E a nova roupagem do evento, tem contribuído para a disseminação dos trabalhos. Quando iniciou, o evento tinha como região sede a cidade de São Sebastião, litoral Norte do estado de São Paulo, com programação voltada para um público restrito. Com a internet o evento ganhou força. Artistas de todo o Brasil enviaram projetos, de forma virtual.

    Segundo Shirlei Costa, organizadora do evento, a imposição do isolamento social causou, a princípio, um impacto muito negativo em todos os trabalhadores da cultura: desde os próprios artistas, a todos os outros agentes que atuam nos bastidores e nas áreas de produção dos mais variados setores. “O grande paradoxo é que em uma situação de extrema melancolia mundial, na qual os níveis de depressão aumentaram de forma significativa, nunca se precisou tanto da arte para suavizar todo o estresse causado pela pandemia”, salienta.

    Uma pesquisa divulgada pelo Facebook aponta que 90% dos espectadores no Brasil descobriram os eventos online e 63% seguem os artistas nas redes sociais. O aumento desta busca por artistas durante a pandemia é vertiginoso.

    A programação de trabalhos que serão exibidos até o dia 13 de março, pode ser conferida na página da Associação Felino no Facebook e no Instagram. O evento é transmitido através do canal da Associação Felino no Youtube.

    Últimas