• Festival de Inverno de Petrópolis entra no último fim de semana com teatro, música clássica, jazz e MPB

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2023 17:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Festival de Inverno de Petrópolis chega ao último fim de semana da 22ª edição com programação extensa. Promovido pelo Instituto Dell’Arte, locais como o Teatro da UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Palácio de Cristal, Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa Stefan Zweig vão receber diversas atrações do teatro, música clássica, jazz e mpb. Todos com entrada franca.

    Nesta sexta-feira (21), o Teatro da UNIFASE recebe a Série Dellarte, às 18h30, com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, que traz um programa eclético, com temas de Dominguinhos, Tchaikovsky, Gershwin, Sivuca, Chico da Silva, entre outros. Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a OSMI é composta de 58 músicos e tem direção geral do maestro Jony William Villela.

    Já a Série Cristal Jazz, no Palácio de Cristal, apresentará às 18h30, o violonista uruguaio Pablo Vares, que mostrará um repertório de músicas flamencas de seu álbum “Inexorable”. Mais tarde, às 20h, será a vez de Karina Duque Estrada levar sua voz, dança e atuação, num show com interpretações marcantes.

    O sábado (22) também terá diversas opções. A primeira atração começa às 11h, na Casa Stefan Zweig, com o Duo, formado por Ariane Petri no fagote e Geisa Felipe na flauta transversa, em um repertório que mescla obras típicas da formação e de compositores que imigraram ao Brasil vindos da Europa. O Centro de Cultura Raul de Leoni recebe, às 17h, a performance musical “Bis! 14 BIS! Um sonho, o voo, a paz” em diferentes ambientes, como o hall e as escadas. Os artistas caracterizados como trupe de clowns, saídos do início do século XX com toques de Federico Fellini, encenam três momentos da vida de Dumont: sua infância em Minas Gerais como menino aristocrata e sonhador; sua ida à Paris como inventor e, finalmente, o dia do voo do 14 Bis.

    O Teatro da UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto recebe, às 18h30, o Duo Braga & Balloussier, com peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. O violoncelista Miguel Braga, apesar de jovem, já traz em seu currículo concertos como solista à frente de importantes orquestras brasileiras e prêmios em diversos concursos. Katia Balloussier, camerista experiente, desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Se apresentou com as principais orquestras do país e é uma referência do piano nacional.

    No Palácio de Cristal a banda Encantabreu se apresenta também às 18h30, com um toque de Bossa Nova, chorinho e MPB, valorizando a cultura brasileira e o talento de nossos artistas como Pixinguinha, Gonzaguinha, Ivone Lara, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Tom Jobim e João Gilberto. E para fechar a noite, às 20h, com mais de 35 anos de carreira, o saxofonista Leo Gandelman, talentoso compositor e arranjador, considerado um dos melhores instrumentistas do Brasil, subirá ao palco do Palácio de Cristal.

    Fechando o dia de programações, no domingo (23), a UNIFASE e o Palácio de Cristal trazem grandes artistas para encerrar com chave de ouro a programação do 22º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte. O Teatro da UNIFASE recebe o show de lançamento do álbum “CollectivA”, do grupo PianOrquestra, criado por Claudio Dauelsberg, às 18h30, fechando a programação de clássicos na UNIFASE, a Série Dellarte. O repertório inclui compositores como Villa-Lobos e Santoro, Pixinguinha, Hermeto e Egberto, pilares da música instrumental brasileira, além de contemporâneos como Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).

    E encerrando a Série Cristal Jazz, domingo, às 18h30, no Palácio de Cristal, os carismáticos irmãos João Felippe no cavaquinho e João Victor no baixo se apresentam no Duo Mano a Mano. Com composições autorais, eles exploram a brasilidade e as influências jazzísticas, de forma descontraída. Às 20h, o Jazz das Minas celebra a música preta brasileira e mundial a partir de uma interpretação própria. O quinteto feminino é formado por Maíra Freitas (piano/voz e direção musical), Samara Líbano (violão 7 cordas), Monica Avila (sax/flauta/voz), Marfa Kurakina (baixo elétrico) e Flavia Belchior (bateria/voz).

    Últimas