
Festival de Inverno de Petrópolis chega a sua 23ª edição com foco na música clássica
De 18 a 27 de julho, a 23ª edição do Festival de Inverno de Petrópolis, com produção e realização do Instituto Dell’Arte, apresenta uma programação dedicada à música clássica e à excelência artística, com entrada franca. Concertos e recitais ocupam espaços históricos da cidade, como a Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Casa Stefan Zweig e Palácio de Cristal.
O Concerto de Abertura será na Catedral São Pedro de Alcântara, na sexta-feira, dia 18 de julho, às 19h, com a Camerata da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com a regência do maestro Eliseu Moreira. No programa, Mozart, Grieg, Vivaldi e Holst.
O Museu Imperial mantém a tradição dos anos anteriores com as Séries “Concertos ao Meio-Dia” e “Concertos à Luz de Velas”, com foco em recitais e música de câmara. O concerto do Quarteto da Guanabara e o recital do violinista Daniel Guedes com a pianista Marina Spoladore estão entre os destaques da programação deste ano, que conta também com artistas renomados como Patrícia Glatzl e Silas Barbosa, Daniel Burlet e Silas Barbosa, Trio Portato, Hugo Pilger & Tibor Fittel, Ensemble Phoenix, Quinteto Guanabara e Duo Cecatto & Béchemin.
O Museu Casa de Santos Dumont e a Casa Stefan Zweig lançam a Série “Festival nas Casas Históricas”, com o intuito de conectar arte e memória em uma programação musical intimista. Os concertos acontecem aos sábados e domingos, com conjuntos consagrados da cena clássica brasileira, como Duo Santoro, Duo Gerk & Lima, Trio Minuetto e Duo Prevato & Do Carmo.
O Palácio de Cristal receberá o Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com regência de Daniel Oliveira, em uma homenagem a mestre das artes Mariuccia Iacovino, mãe da empresária Myrian Dauelsberg, e fundadora da SAV, Sociedade Artística Villa-Lobos, que há 40 anos promove concertos em Petrópolis com jovens talentos da música clássica.
Segundo o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, “o Festival de Inverno é mais do que um evento tradicional do nosso calendário, é uma verdadeira celebração da identidade cultural de Petrópolis. Ao longo de suas edições, o festival tem cumprido um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do turismo e da economia criativa. Seguimos firmes no compromisso de promover uma cidade viva, pulsante e aberta à arte em todas as suas formas.”
“Há mais de duas décadas, a Dellarte realiza o Festival de Inverno com criatividade, parcerias sólidas e um compromisso fiel com a alta qualidade artística. Fazer parte da vida cultural de Petrópolis e colaborar com a economia local é algo que nos motiva a seguir em frente”, afirma Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.
Todos os eventos do Festival têm entrada gratuita, mediante a doação de itens de higiene e limpeza para a “Campanha da Solidariedade”. Os ingressos devem ser retirados pelo site Sympla. Madrinha desta edição, Lucy Rizzo é uma das pioneiras da benemerência em Petrópolis.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: