Festival de Cinema de Petrópolis chega à sexta edição com números surpreendentes
O Festival de Cinema de Petrópolis chega à sexta edição colecionando números espetaculares: foram exibidos mais de 200 filmes (longas e curtas), realizadas mais de 120 palestras e debates, seis países participaram com atrações internacionais e oito países participaram com filmes. Mais de 15 mil pessoas passaram pelo evento de forma presencial e online. O festival teve a presença dos principais nomes do mercado audiovisual e de políticas culturais e ainda doou 1.050 óculos a crianças carentes por meio da ação social Visão do Futuro. O Festival segue até amanhã com exibições no Cine Bauhaus e no Palácio Rio Negro e uma extensa programação de debates e palestras, totalmente gratuita e aberta ao público. Toda a programação pode ser conferida no site do Festival.
Turismo para a terceira idade
O Estatuto do Idoso já prevê como direitos a alimentação, a educação e a cultura e, agora, pode passar a incluir o turismo. A matéria está tramitando na Câmara dos Deputados. Para municípios como o nosso, que recebe dois milhões de visitantes por ano, é a chance de ampliar ainda mais a atividade turística.
Desconforto
Com essa chuva toda nos últimos dias fica a reclamação de quem depende de ir ao banco e encontra filas imensas nas portas das agências. Nas que não tem uma marquise o povo fica de baixo do aguaceiro. É o caso da agência da CEF no Alto da Serra.
Contagem
Petrópolis está há 310 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Novembro azul
No mês mundial de combate ao câncer de próstata não custa lembrar aos homens que ainda encaram o exame como um tabu: Petrópolis tem média de 200 casos por ano e 30 mortes.
Pichação
É de cortar o coração um olhar atento a nossos prédios históricos no Centro, assim como monumentos e espaços públicos: não tá no gibi a quantidade de pichação.
Casas interditadas
É um problema crônico e talvez a Defesa Civil possa minimizar: pessoas que retornaram a casas interditadas por falta de aluguel social ou por não quererem deixar os locais de origem… O volume de chuvas atual ainda longe do verão mostra que é urgente dar uma olhada nisso.
Mesmo problema
Falando em retorno a casas interditadas vocês já repararam que a cada dia surge uma nova ocupação na Serra Velha?
Trânsito
Tá menos pior chegar aos distritos pela União e Indústria, mas além deste outros gargalos estão de lascar: Bingen e Coronel Veiga, por exemplo. É tanto tempo parado que os motoristas daqui a pouco vão deixar de pagar IPVA e recolher IPTU.
Dragagem
A dragagem dos rios da cidade, feita pelo Inea, tinha começado há algumas semanas. Mas já acabou? Em alguns locais o serviço não ficou bom, não. Na Paulo Hervê, no Bingen, vai ser uma pena o rio transbordar e estragar aquele asfalto novinho…
Paralelos
Talvez fosse o caso de dar uma olhada nisso – sem querer colocar asfalto em tudo: desnivelamento das ruas em paralelo. Ali na Piabanha e Alfredo Pachá, por exemplo, é cada depressão que assusta.
Cultura
Degustação de Culinária Afro-brasileira e Concerto em Homenagem a Compositores Negros são os destaques da programação deste mês da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. As atividades ocorrem nos dias 14 e 20 e irão celebrar o Dia da Consciência Negra. A programação para o mês também irá contar com uma nova exposição, do artista plástico Luiz Dolino, além de concertos de piano com os músicos Pedro Malcher e Eduardo Torres.
Vacinação avança
É para glorificar de pé: hoje do público vacinável (acima de 12 anos) que soma 266 mil pessoas, Petrópolis está com 89,09 % da população imunizada com a primeira dose e 65,78% com duas doses ou com dose única.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br