Festival de Chocolate reúne mais de 40 confeiteiros neste fim de semana

24/nov 15:57
Por Jussara Madeira

De sexta a domingo (dias 26, 27 e 28 de novembro), será realizado o Festival do Chocolate, evento que contará com a participação de 40 confeiteiros em um casarão da Avenida Ipiranga. O evento revela o crescimento do segmento de feiras dentro do município, que vem servindo de vitrine para microempresários mostrarem seus produtos e criarem nova clientela, gerando renda e crescimento neste pós-pandemia.

O Festival do Chocolate está sendo organizado pelo grupo Ecopark, que já vem promovendo outras edições na Rua Ipiranga, local que conta com estrutura para receber o público em ambiente aberto e com medidas de proteção contra a covid-19. A proposta de fazer um evento especialmente voltado para o segmento do chocolate veio da necessidade dos próprios expositores de serem acolhidos dentro do mercado de chocolates de Petrópolis, contou Ana Mayworm, que está à frente do grupo juntamente com Bruno Sader.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e mobilizou confeiteiros autônomos. “Os expositores são todos microempreendedores de Petrópolis, inclusive pessoas que vendiam chocolate apenas na rua. Um pré-requisito para expor é ter o MEI (Microempreendedor Individual). E alguns ainda não tinham se registrado e acabaram formalizando a atividade para participar do evento”, relevou.

Serão 40 expositores com diversos produtos à base de chocolate. (Foto: Divulgação/Ecobrecho)

O Ecopark tem realizado vários eventos de segmentos distintos na cidade, o maior deles, o EcoBrechó já bem conhecido e que é realizado com certa frequência no mesmo espaço. “O ramo de feiras vem tendo cada vez mais visibilidade porque as pessoas não estão mais interessadas em ver os produtos somente nas redes sociais, querem tocar, experimentar, sentir”, aponta, Ana.

Outro fator pela procura dos consumidores por este tipo de evento é que as feiras reúnem diversas “lojas” do mesmo segmento, propiciando opção variada para quem vai às compras. As feiras, concluiu Ana, vem dando um respiro na economia petropolitana neste momento.

Para quem vai mostrar seus produtos, a feira é uma boa oportunidade de mostrar talento e garantir renda nesta época de pós-pandemia, segundo Valéria Silva, que nesta edição participará com o NikiSoba na praça de alimentação. “É uma oportunidade também para pessoas como eu, que venho diversificando minhas atividades para garantir rendimento neste momento que estamos passando”, contou.

O Festival do Chocolate trará ainda uma decoração especial para encantar crianças e adultos, além de praça de alimentação com comidinhas e cervejas artesanais, participação de instituição de apoio à causa animal em Petrópolis. Vale lembrar também que haverá produtos veganos!

A casa fica no número 846, da Rua Ipiranga, em frente ao Parque Natural. Estará aberta na sexta, das 14h às 21h, sábado de 9h às 20h e domingo de 9h às 18h. A entrada é franca.

Últimas