• Festival de Artes do Ciep Cecília Meireles é finalista em prêmio nacional PI nas Escolas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2021 12:47
    Por Luana Motta

    O Ciep Cecília Meireles está entre os três finalistas da categoria Criatividade do Prêmio PI nas Escolas, promovido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Festival das Artes Online realizado no ano passado, durante os primeiros meses de pandemia, envolveu toda a escola com produções e apresentações de várias formas de arte. O resultado da premiação será divulgado na próxima quarta-feira(15), às 10h, no canal do INPI no Youtube. 

    Foram 60 dias de apresentações teatrais, música, dança, literatura, tudo isso online, transmitido pelas redes sociais da escola. O Festival das Artes já acontece há vários anos, com estrutura para que os estudantes possam usar toda a criatividade e talento em favor da arte. A pandemia impediu que esse encontro fosse presencial, mas não foi empecilho para que os alunos se envolvessem e realizassem um lindo trabalho em ambiente virtual. 

    A professora de artes, Iulie Toman, uma das responsáveis pelo projeto, contou que a iniciativa de levar o festival para o ambiente virtual surgiu de um dos alunos. As apresentações que começaram semanais, tiveram tamanha adesão que passaram a ser diárias. “O desafio era que cada aluno estava em um momento de quarentena, em isolamento, então não podia fazer nada que fosse coletivo presencial. Eles começaram a se envolver bastante, isso já é uma prática da escola, mas foi ganhando amplitude”, disse.

    O festival contou com a participação também de ex-alunos, professores, artistas locais e de projeção nacional como Gilberto Gil, Jorge Vercilo, Lenine, Luiza Possi, Ziraldo, entre outros. Além da Iulie, as professoras Paula Vaz, Adriana Barcellos, Ana Carolina Kapler, Isabela Raposo são responsáveis pela iniciativa.

    “O envolvimento na arte não é só na produção, no fazer, mas experienciar assistindo ou de diversas outras maneiras. Quando vamos a uma apresentação teatral, por exemplo, estamos experimentando arte. Houve um grande número de pessoas que acompanhou e ampliou para além dos muros da escola”, conta Lulie.

    Segundo a professora, em um momento de tanta comoção e incerteza, o festival foi um alento para todos, especialmente para os adolescentes e professores que trabalharam no projeto. O festival aconteceu entre os dias 20 de maio e 20 de julho de 2020, mas todas as produções estão disponíveis nas redes sociais da escola, no instagram @ciepceciliameireles e no facebook Ciep Cecília Meireles. 

    Prêmio PI nas Escolas

     O prêmio PI nas Escolas seleciona projetos de incentivo e fomento à cultura em escolas da rede pública e privada em todo o país. O objetivo é premiar iniciativas, valorizar e divulgar experiências educativas conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos são divididos em cinco categorias: criatividade, cidadania, tecnologia, planeta e negócios. 

    O Ciep Cecília Meireles concorre com outras duas escolas na categoria Criatividade. O primeiro colocado receberá a quantia de R$ 4 mil e o certificado de vencedor. Também haverá uma seleção e premiação entre os vencedores de cada categoria, o primeiro colocado recebe o valor de R$ 12,5 mil e o certificado de Educador PI do ano. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro, às 10h, em uma live no canal do INPI no Youtube. 

    Últimas