• Festival AgroSerra deve atrair mais de 5 mil pessoas à Praça de Secretário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2017 14:43

    Começa na sexta-feira (21) a terceira edição do Festival AgroSerra – da Roça ao Prato. O evento, que já se consolidou como parte do calendário cultural e gastronômico da cidade de Petrópolis, deve atrair mais de 5 mil pessoas à pacata Vila de Secretário. O público que for ao evento poderá conhecer os 50 produtores e empreendedores que participarão do evento nesse ano. Dentre os produtos em exposição, destacam-se legumes e verduras orgânicos, cervejas e cachaças artesanais, queijos, doces, compotas, conservas e artesanato. O Festival acontece na sexta-feira, das 17h às 23h, no sábado, de 11h às 23h e no domingo, de 10h às 15h.

    Outro atrativo do festival será a série de oficinas e workshops oferecidos durante os três dias de evento. Na sexta, será realizada uma oficina de fermentação natural com o padeiro Luiz André Alvim. Formado em Gastronomia, Luiz ensinará aos participantes como fazer o seu próprio fermento natural (Levain). O insumo, se comparado com o fermento químico, é mais rico em vitaminas B1 e B2 e possui um índice glicêmico mais baixo.

    Já no sábado (22/07) o destaque fica por conta das atividades ministradas pela arteculinarista Adriana Marchese. Primeiro, ela realizará uma oficina de papel artesanal a partir de cascas de alho e cebola. Após esta, Adriana ministrará uma aula show sobre aproveitamento integral dos alimentos, tema principal do AgroSerra neste ano.

    Formada em cursos de Gastronomia nos Estados Unidos e na Itália, ela ensinará como preparar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa onde não há desperdício de nenhum insumo. Segundo ela, o workshop é uma ótima oportunidade de trazer à tona um tema que deveria ser mais debatido. “A quantidade de comida que jogamos fora é absurda e isso se deve à falta de informação. Com isso, as pessoas acabam não sabendo dos diversos sabores presentes nas partes alimentares que são diariamente descartadas. É extremamente importante que um evento como o AgroSerra dê ênfase a esse assunto”, opina a arteculinarista.

    Por fim, o último dia de Festival (23) será marcado por mais uma oficina voltada para o aproveitamento integral dos alimentos, dessa vez voltada para as crianças, realizada pela nutricionista Luisa Cortês e pela aula prática “Comer o que a serra nos dá –  a importância dos produtores locais”, pelo chef Javy Larroquet. Argentino e formado em Gastronomia em Mar Del Plata, Javy foi professor de culinária e apresentador de um programa de TV em seu país natal, mas largou tudo ao se apaixonar pela área rural da Região Serrana do Rio. Hoje ele está à frente do La Mesa Gastro Lar, restaurante localizado em Itaipava e que vem fazendo sucesso com seus preparos artesanais.

    Todas as atividades oferecidas durante o AgroSerra – da Roça ao Prato serão gratuitas, sendo necessária somente, a inscrição prévia no próprio local do evento para a participação nas oficinas e workshops. O Festival acontece na sexta-feira, das 17h às 23h, no sábado, de 11h às 23h e no domingo, de 10h às 15h.


    Últimas