Festa “Vida la Vida”, em celebração ao Dia dos Mortos, acontece este mês em Petrópolis
A festa chamada “Viva la Vida”, em celebração ao Dia dos Mortos, é uma das principais tradições mexicanas. Em Petrópolis, ela acontece no dia 29 de outubro, sábado, das 11h às 20h, no jardim da Universidade Estácio de Sá, na Rua Bingen, número 50. O evento procura trazer o máximo da tradição mexicana. Haverá, inclusive, um altar coletivo onde as pessoas poderão colocar fotos dos entes queridos para serem homenageados.
A celebração tem origem indígena, nas civilizações pré-colombianas. Segundo a tradição, entre a última semana de outubro e o dia 2 de novembro as almas dos entes queridos têm a permissão de voltar ao convívio de seus familiares.
Embora o assunto ainda seja evitado nas rodas de conversa, o Dia dos Mortos não é visto como motivo de tristeza. Pelo contrário, é uma valorização da vida e do momento presente. É tradicional que se faça um altar para colocar, além de elementos fixos como água e flores, a comida preferida dos familiares falecidos e suas fotos.
México e Petrópolis
A relação do México com Petrópolis é curiosa. Muito se tem pesquisado sobre a escultura da águia com a serpente da Praça Visconde de Mauá, que é exatamente o mesmo símbolo da bandeira do México. Apesar da coincidência, todos os resultados levam a crer que o famoso monumento nada tem a ver com o país. No entanto, essa curiosidade aproximou a relação entre mexicanos e petropolitanos.
Durante uma visita à cidade, em 2020, dois membros do consulado mexicano, Abel Molina e Ana Luisa Vallejo, sugeriram que a cidade pudesse realizar um evento sobre a Independência do México. Assim nasceu a relação entre a organizadora da festa, Rachel Wider, e o Consulado. Em 2021, Rachel, o cônsul adjunto, Adolfo Zepeda, e o cônsul geral, Hector Valezzi, fizeram dois dias de eventos sobre a Independência Mexicana e sobre o símbolo da águia com a serpente.
Em outubro de 2021 foi feita a primeira edição da festa “Viva la Vida”, que atraiu um público enorme. A festa é uma inovação na cidade, já que é a primeira de Petrópolis a celebrar a cultura latino-americana.
Programação
O evento começa com uma palestra de abertura, “A perspectiva cultural da morte”, às 11h30. Já das 14h30 às 16h30, o Grupo Trio Macarena estará presente animando a galera.