Festa na Roça no bairro Amazonas mobiliza moradores para discutir problemas locais
Começa daqui a pouco, a partir das 13h, a Festa na Roça no Colégio Marcelo Alencar , bairro Espírito Santo, no Quitandinha, que, embora possa parecer apenas mais um festejo no período junino, carrega uma motivação especial: reunir as pessoas do bairro, fortalecendo os elos comunitários, com vistas a mobilizar a comunidade para participar e discutir políticas públicas, problemas e proposições que melhorem as condições de quem vive naquele território.
A festa, idealizada e organizada pela equipe do Posto de Saúde do Amazonas e pelos moradores, é também fruto de ações coordenadas entre a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis – SMS e o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, para a gestão local participativa e intersetorial.
Bruna da Silva, moradora e agente comunitária de saúde no Amazonas, conta que essa ideia surgiu porque a equipe do Posto de Saúde tem percebido que apenas reuniões não estão sendo mais tão efetivas para engajar as pessoas a participarem das mudanças que desejam. “As pessoas acham as reuniões chatas e já não querem mais participar. Pensamos em algo de sucesso, positivo, que envolva toda a comunidade na realização. Porque se nos reunimos para fazer uma festa e der certo, também podemos nos reunir para uma ação sobre o lixo, para uma atividade na escola, para educação popular, para aquilo que a comunidade entender que é mais relevante para ela. Estamos celebrando para mobilizar”, explica, Bruna. “Como profissionais de saúde comunitária, queremos também mostrar que Posto é um parceiro. Somos parte do bairro e caminhamos junto”, complementa a agente de saúde.
Por meio de um acordo de cooperação, a SMS e o Fórum Itaboraí colaboram, há cerca de dois anos, em ações continuadas e consecutivas para o diagnóstico comunitário e a promoção da saúde pública em territórios de atuação da Estratégia de Saúde da Família – ESF, em Petrópolis. No final de 2017, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT), formado por profissionais das áreas de planejamento, da atenção básica e das equipes da Saúde da Família da SMS, além de pesquisadores da equipe social do Fórum Itaboraí, que se reúnem mensalmente, construindo diretrizes e acompanhando o processo de implementação do Plano de Ação do Projeto de Saúde da Família como indutor da Gestão Local Intersetorial Participativa no Município de Petrópolis, inicialmente, em oito territórios, sendo Amazonas um deles. “Um dos nossos focos é fomentar a estruturação de um Conselho Local de Saúde, que discuta não só questões objetivas da dimensão da saúde propriamente, mas também outros problemas comunitários que afetam a qualidade de vida daquela população, que envolvam, por exemplo, transporte, lazer, assistência social, cultura, segurança, entre outros. Porque isso é saúde”, explica Fátima Cristina Coelho, Diretora da Atenção Básica da SMS.
Para Sônia Carvalho, coordenadora da equipe social do Fórum Itaboraí, a estreita colaboração entre as equipes em si e delas com a comunidade é um quesito chave para o sucesso do trabalho em curso: “Este é processo cada vez mais coletivizado, consciente e corresponsabilizado das condições de vida da população, que nasce da intersetorialidade no território, na própria base comunitária. O que nos guia em nossos trabalhos é o conceito ampliado de saúde. Porque saúde não se trata apenas de combater ou tratar doenças. É muito maior que isso. Abrange condições socioeconômicas e ambientais que promovam o bem-viver, o estar de bem com a vida e com o seu entorno”, conclui.
Para a Festa na Roça acontecer, moradores do bairro doaram materiais para a decoração e comerciantes locais forneceram pães e salsichas para cachorro-quente e também prendas para as barracas de brincadeira das crianças e para sorteio de brindes. Terão barracas de artesanato e de comidas com produtos feitos na própria comunidade a preços acessíveis, divulgando as capacidades e talentos dos moradores. E dentre as atrações da Festa estão apresentações de dança e capoeira de grupos culturais da comunidade. “O objetivo é que ninguém fique de fora, que todos participem”, comemora Bruna. Segundo a agente comunitária de saúde, durante a Festa, divulgarão a proposta do Conselho Local de Saúde e convidarão os presentes para a reunião que acontecerá no Posto de Saúde do Amazonas no próximo dia 21 de junho, com o objetivo de informar, tirar dúvidas e escutar os moradores. Dali, espera-se que surjam representantes para formação deste Conselho.