• Festa Literária da Serra Imperial começa nesta quarta-feira com programação gratuita

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/10/2019 15:10

    A programação da edição da Flisi 2019 – Festa Literária da Serra, com o tema “Memória e Diversidade Cultural Brasileira”, começa hoje, dia 2, e segue com atividades no Museu Imperial, Casa Cláudio de Souza, Casa da Educação e Cervejaria Bohemia até sábado, dia 5. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.flisi.com.br. Toda a programação é gratuita. O evento é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que reúne grandes nomes da literatura brasileira.

    Um dos destaques da programação de amanhã, quinta-feira, dia 3, é o “Encontro Guardados Poéticos”, que irá contar com a presença dos atores Zezé Motta, Eli Ferreira e Cris Viana, às 14h, no Museu Imperial (inicialmente os organizadores informaram a presença do ator David Junior. A mudança na programação foi divulgada às 12h20). O Guardados Poéticos vem com o objetivo de propor a literatura como uma manifestação artística atemporal, com o potencial de  conduzir e influenciar no crescimento do indivíduo em todas as etapas da sua vida. E para cada fase, uma frase, um verso, um conto, um livro. Registos poéticos que retratam de forma singular momentos especiais que se prendem na memória, com as características da narrativa de cada autor. E para falar sobre esses momentos e registros literários, os convidados farão leitura de textos que tiveram grande importância nas suas vidas. O público terá também a oportunidade de recitar sua poesia durante o encontro.

    Leia mais: Flisi 2019 promove encontro com foco na cultura afro-brasileira

    A conhecida atriz Zezé Motta começou a carreira em 1967, estrelando a peça Roda-Viva, de Chico Buarque. Na TV, participou de várias telenovelas e foi considerada como uma das atrizes mais importantes do Brasil. No cinema, estrelou mais de 40 títulos e recebeu alguns prêmios, entre eles o de “Melhor Atriz” no “Festiva de Brasília do Cinema Brasileiro”.

    A atriz e performance Eli Ferreira, tem em seu currículo peças, séries, filmes e novelas de sucesso. Eli dá vida à Congolesa Marie, em “Órfãos da Terra”, e tem dois longas com estreia para 2020, “Eduardo & Mônica”, filmado em Brasília, é um deles. É formada pela ETet Martins Penna, no Rio de Janeiro, para qual passou em 1º lugar e também estudou interpretação para TV e Cinema na Fundação Cesgranrio.

    Aos 13 anos, Cris Viana depois de perder o pai, começou a cuidar das crianças da vizinha e foi tentar a carreira de modelo, na qual permaneceu por 10 anos, passando por diversos países. Sua estreia como atriz foi em “América”, como a dançarina Drica. Depois, vieram “Sinhá Moça” e o “Profet”a. O convite para interpretar Sabrina em “Duas Caras” veio do diretor Wolf Maia. Em 2009, Cris Vianna esteve na novela “Paraíso”, da Rede Globo. Foi uma das vencedoras do Troféu Raça Negra 2010, na categoria Melhor Atriz de Cinema, por seu papel em Besouro. No mesmo ano, participou da novela “Tempos Modernos”. Em 2011, a atriz interpretou Dagmar dos Anjos. Em 2012, esteve na novela “Salve Jorge”. Dois anos depois, participou da novela “Império”, como a rainha de bateria Juju Popular.

    Leia também: Palácio de Cristal recebe evento gratuito no fim de semana de Dia das Crianças

    Leia também: Cantores do Theatro Municipal do Rio se apresentam em Petrópolis

    Leia também: Maior livraria flutuante do mundo fica até domingo no Rio de Janeiro

     

    Últimas