• Festa e distribuição de doces do dia de São Cosme e São Damião

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/09/2016 18:55

    Para a alegria das crianças, a tradição de distribuir doces no dia de São Cosme e Damião têm sido mantida em alguns bairros de Petrópolis. Durante todo o dia as crianças percorreram as ruas em busca dos famosos saquinhos recheados. Na Mosela, uma festa que já ocorre há 15 anos contou com a distribuição de doces, bolo, cachorro quente e refrigerante para a criançada.

    Solimar Fátima Burger organiza a festa no coreto do bairro da praça localizada no bairro Mosela há 15 anos. “Essa manifestação começou há muito tempo. Antes eu distribuía os saquinhos. Com o passar do tempo fui conversando com as mulheres do bairro, que fazem parte da associação, e decidimos pedir ajuda para os comerciantes e moradores do bairro para fazer um bolo e distribuir para a criançada. A festa foi crescendo e neste ano consegui distribuir mil e quinhentos cachorros-quentes e mil pedaços de bolo. Faço com muito amor o bolo e as moradoras me ajudam a organizar a distribuição dos doces e cachorro-quente”, contou Solimar.

    Mãe de duas crianças, Rozilda Rodrigues, que mora no bairro Duchas, sempre sai com os filhos para pegar os doces. “Eles adoram. É um dia esperado com muita alegria e não custa nada deixá-los se divertir um pouco. Eles gostam muito dos doces também”, disse.

    Sueli Paiva distribui saquinhos de doce há mais de trinta anos. “Hoje percebo que o número de crianças que saem em busca dos doces caiu muito. É uma pena. Faço questão de dar os doces todos os anos. Eu fico feliz e os meus netinhos me ajudam, o que alegra o meu dia”, afirmou.

    Solânia Cristina Sampaio Fontes também acha que o número de pessoas que doam os doces cai a cada ano. “Não está fácil, mas acredito que é uma tradição que não vai terminar, é muito bonita essa festa para as crianças”.

    Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar. Morreram por volta do ano 300 d.C. vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de Medicina. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

    Últimas