• Festa de Santa Rita deve levar três mil ao Castrioto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2016 09:02

    Será iniciada hoje e segue até domingo a tradicional festa da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto. A expectativa é que cerca de três mil pessoas participem das atividades.

    As celebrações do fim de semana vêm fechar o ciclo de missas e novenas que ocorrem desde o dia 13 de maio na paróquia, cujos vitrais foram desenhados por uma artista que fazia parte da comunidade de fé e que carrega o mesmo nome da santa, Rita de Cássia.

    De acordo com o padre Willyam da Silveira Ferreira, cerca de 80 pessoas têm participado dos preparativos do evento há 10 dias. “A importância dessa festa para a população é o fortalecimento da fé”, comenta o padre.

    Nos dias de festa haverá barraquinhas montadas no pátio da igreja, vendendo angu à baiana, caldo de cana, churrasquinho, salsichão, cachorro-quente, canjica, doces e o chamado “bolo da santa”, que é montado com a junção de bolos trazidos por várias pessoas, chegando a ter entre seis e sete metros. Além disso, segundo o aposentado José Francisco Winter, são vendidos cerca de 7.000 pastéis durante o fim de semana.

    A festa também traz o tradicional pão alemão, conhecido por ser macio por dentro e crocante por fora. Feito com banha de porco e um fermento especial importado, o pão é produzido com a mesma receita alemã há anos. Para Regina Heiou (mais conhecida como Regina do Preguinho), que participa da organização da festa há 40 anos, o que faz a fama do pãozinho é a tradição da ascendência alemã.

    Programação

    Hoje

    19h: Missa de louvor e bênção das rosas (atração musical ao vivo)

    Amanhã 

    17h: Missa das crianças da escola e coroação da imagem de Santa Rita; atração musical e danças.

    Domingo 

    Missas: 7h, 9h (missa solene),

    11h, 13h30, 15h (missa dos enfermos), 

    18h, 20h (missa solene);

    12h: Almoço comunitário (convites antecipados);

    19h: Procissão com a imagem de Santa Rita.

    Últimas