• Ferramenta de monitoramento de desastres naturais desenvolvida pela NASA é apresentada a Promotores de Justiça de Petrópolis e Nova Friburgo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2023 08:45
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Promotores de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo e Petrópolis se reuniram, na semana passada, com representantes da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e da Prefeitura do Rio de Janeiro, para conhecer as ferramentas desenvolvidas pela agência espacial americana, visando monitorar e responder a eventos climáticos, desastres naturais e outros impactos que afetam as cidades.

    Hoje, o Município do Rio conta com o apoio de uma “constelação de satélites” da NASA, que ajudam no monitoramento e no gerenciamento de alagamentos e deslizamentos na cidade. A ideia é adequar essa plataforma aos municípios da Região Serrana que sofrem constantemente com os fortes temporais.

    Na reunião realizada de forma virtual, o cientista da NASA, Augusto Getirana, e o servidor do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Felipe Mandarino, apresentaram os sistemas desenvolvidos em parceria entre as instituições para previsão de enchentes em curto prazo e o modelo global de análise de risco de deslizamentos – Rio Flood Model e Lhasa Rio. Ambos explicaram como as ferramentas trabalham e como podem ajudar a prever tragédias ambientais com compilação de dados que avaliam riscos e mostram a vulnerabilidade climática.

    Segundo o promotor de Justiça José Alexandre Maximino, a Região Serrana é especialmente suscetível a desastres, o que gera a necessidade de um enfrentamento regional integrado e estratégico do problema. “A ideia de convidar esses especialistas, responsáveis pela elaboração desses sistemas, foi ouvir as funcionalidades dos modelos para poder replicar essa tecnologia nos municípios de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis”, destacou o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo,

    Além de José Alexandre, estiveram presentes virtualmente a Procuradora de Justiça Denise Tarin e os promotores de Justiça Cláudia Condack (Nova Friburgo), Vanessa Katz e Zilda Januzzi (Petrópolis), todos integrados com os Promotores de Justiça de Teresópolis. Também participaram representantes da Defesa Civil de Nova Friburgo e Petrópolis; o Secretário Municipal da Casa Civil e o Procurador Geral do Município de Nova Friburgo; além de representantes do INEA.

    União de esforços

    Na semana passada, membros do MPRJ em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo se reuniram com representantes das defesas civis municipal, estadual e nacional e outros secretários municipais ligados a estas regiões para articular uma atuação conjunta quanto à preparação para o período de chuvas do próximo verão, de forma a evitar ou mitigar e traçar protocolos de atuação nas situações de adversidade e emergência frutos de episódios como as fortes chuvas, que costumam castigar a região a cada temporada de verão.

    Leia também: MPRJ realiza reunião com Defesa Civil de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo para debater medidas que minimizem impacto das chuvas

    Um encontro preliminar já havia ocorrido em outubro para iniciar o debate das deficiências da região quanto à preparação para desastres e definida a realização de reuniões com as secretarias estaduais de Saúde e Assistência Social, além do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), entre outras instituições municipais para definição de estratégias de prevenção.

    Últimas