Férias escolares: 5 cantinhos petropolitanos para fazer um piquenique com as crianças

14/jan 18:00
Por Aghata Paredes

Desfrutar das férias, mesmo na infância, não precisa ter um sentido utilitário. Pode ser apenas deixar fluir, brincar, sentir o sol no corpo, admirar a natureza, apreciar a mudança de cores e tons do céu, caminhar, andar de bike, curtir o tempo livre na companhia de quem se ama, e lá se vão opções.

Aproveitar esse momento de descanso é ainda melhor ao ar livre, quando a criançada esquece um pouco das telas e encontra mais oportunidades de interagir de outras maneiras – mais leves e criativas. Já pensou em chamar as crianças para um piquenique? Selecionamos 5 cantinhos petropolitanos que merecem não apenas uma visita, mas diversas ao longo deste ano para um lanchinho!

1. PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

Foto: Divulgação PMP

O Parque Natural Municipal de Petrópolis é um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico, com 16,7 hectares de Mata Atlântica. Dá pra sentir o ar puro só de entrar lá!

O local disponibiliza duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, oferece um amplo espaço com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. Você pode fazer o piquenique com a criançada nos bancos disponibilizados ou levar uma toalha para forrar na grama e fazer o piquenique à moda antiga. 

Endereço: Avenida Ipiranga, nº 853 – Centro Histórico

Contato: (24) 2247-7358

Visitação: Terça a Domingo e Feriados, 8h30 às 17h30
Entrada franca.

2. PARQUE CRÉMERIE

Se você nasceu e foi criado em Petrópolis, provavelmente, deve ter uma foto no pedalinho do Parque Crémerie. Imagine reviver essas memórias, agora, com os seus filhos, sobrinhos, netos?



Fotos: Henry Kappaun @fuipra_rua

Além dos espaços para piquenique, o local possui quadras de esportes, piscina, lago com pedalinhos e animais. 

Foto: Aghata Paredes 

Endereço: Estrada da Independência, s/nº – Independência.

Contato: (24) 2231-5834

Visitação: terça a domingo, 8h às 16h30

Entrada franca para o parque. O passeio de pedalinho à parte.

3. PARQUE DE ITAIPAVA

Fotos: Henry Kappaun @fuipra_rua 

Além da área para piqueniques, o Parque de Itaipava possui quadras poliesportivas, pump track, pista de skate, aluguel de bikes, área para caminhada e lanchonete. 

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava

Visitação: Diariamente, das 7h às 18h

Contato: (24) 2222-1299

Entrada franca

4. PRAÇA DA LIBERDADE


Fotos: Henry Kappaun @fuipra_rua 

Basta ver essa grama repleta de folhas para sentir vontade de forrar uma toalha, de preferência, xadrez, e fazer um piquenique, né? É impossível pensar em férias escolares e não lembrar da Praça da Liberdade. Com um parque infantil cercado, rinque de patinação, coreto, bar e restaurante, ela é uma ótima opção para aproveitar momentos de lazer. Enquanto você fica de olho na brincadeira das crianças, ainda pode comprar uma pipoca e, dependendo de onde estiver,  apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade: a Catedral, vista de longe. 

5. MUSEU IMPERIAL 


Fotos: Henry Kappaun @fuipra_rua

Os jardins do Museu Imperial são um espetáculo à parte, né? Com diversas espécies de árvores e flores, vindas de diferentes regiões do mundo, o local é ideal para fazer um piquenique nas férias, respirar ar puro e até ler um livro com as crianças. 

Gostou da nossa seleção ou, então, fez um piquenique num desses cantinhos? Poste sua foto no Instagram com a hashtag #tônatbn. As melhores fotos aparecerão no nosso feed aos sábados!

Últimas