Feriadão lota Petrópolis de turistas e hotéis registram boa ocupação
Os dois feriados prolongados, Dia da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20), resultaram na vinda de turistas para Petrópolis, que registrou uma taxa de ocupação de 61% durante os cinco dias, de 15 a 20 de novembro, nos hotéis e pousadas de toda a cidade. Por ser nacional, o primeiro feriadão foi ainda mais movimentado, com 74,4% de ocupação, de quinta (15) a domingo (18). Baixa temporada na cidade, os números mostram que o turismo em Petrópolis tem se firmado durante todos os períodos do ano.
Os estabelecimentos do Centro Histórico e arredores têm concentrado os maiores números. Foram 63,9% de ocupação nos cinco dias do feriadão e 76% no fim de semana da Proclamação da República. O prefeito Bernardo Rossi explica que a tendência é de que esses números cresçam cada vez mais. “O turismo é uma das nossas principais vocações e temos trabalhado para aumentar e valorizar o setor. O resultado é o que temos visto ao longo de todo o ano: cidade cheia e economia aquecida”, frisa.
Além do friozinho, que é um atrativo para os turistas que vêm a Petrópolis, eventos como o XVII Petrópolis Gourmet, em diversos restaurantes do município; a 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, no Palácio de Cristal; a primeira edição do Rio Sesc Jazz, no Palácio Quitandinha; encontro de carros, no Parque Municipal, em Itaipava; além de shows, teatro e outros festivais ajudaram a trazer visitantes para a cidade nos dias de folga.
“Ficamos muito satisfeitos com os dois feriados. Mesmo no dia 20, um feriado estadual, registramos boa movimentação de visitantes em todo o município. Isso é muito bom porque mostra que Petrópolis é escolhida como destino turístico até na baixa temporada. Muita gente deixou de ir para a praia e veio curtir as belezas da Serra”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, lembrando que a expectativa agora é para o Natal Imperial, que deverá atrair visitantes já na abertura, 30 de novembro.
A expectativa é de que, assim como no ano passado, os principais fins de semana da festa cheguem a uma ocupação hoteleira de 80%. Este ano, o Natal Imperial vai até 20 de janeiro, com mais de mil horas de programação e 6 milhões de microlâmpadas decorando a cidade.