• FEMME 2021: feminismo é o tema das manifestações culturais desta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2021 14:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A noite desta sexta-feira (19) a mulher é destaque no Festival do Mês da Mulher e Empoderamento (FEMME 2021) – 2ª Edição. O evento, que será realizado a partir das 17h, em formato digital pelo canal do no YouTube, reúne apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens. Com exibição ao vivo, a transmissão será gratuita e viabilizada com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio de edital do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

    O FEMME 2021- 2ª edição promove encontro dedicado à produção artística de mulheres atuantes na cidade de Petrópolis. A proposta, como toda manifestação artística, é que seja um evento inclusivo, democrático, plural e inovador. A iniciativa visa a criação de um espaço de profundas trocas e transformações, com emoção, aprendizado e alegria.

    “Com esse projeto pretendemos valorizar e incentivar a produção cultural local e o empoderamento das mulheres petropolitanas, além de fomentar e alimentar o debate acerca das questões ligadas à data de 8 de março: o fim da violência contra a mulher e a igualdade de direitos em seus diversos desdobramentos”, diz a idealizadora do projeto Kika Notini.

    A organização do festival destaca que o desafio das mulheres nas artes é dobrado. Devido à falta de incentivos financeiros é preciso encontrar espaços e meios de se desenvolver profissionalmente. “Como mulher da cultura, tenho muito orgulho de iniciativas como esta, totalmente produzidas e dando protagonismo às mulheres que fazem em nossas áreas de atuação, indo na contramão de momentos nem tão longínquos onde sequer poderíamos sonhar com esse momento de participação efetiva e real na cena.” Catarina Maul, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

    Duas em Ponto, com Barbara Paiva e Jéssica Fontes estão entra as atrações do FEMME 2021

    Pensando em uma programação bastante diversificada e democrática para todos os gostos e estilos, o FEMME 2021 terá nas artes cênicas o grupo de Teatro Circense Andança com as integrantes Renata Alves, Rose Assis e Luiza Alves, que farão o espetáculo “O Chamado das Pedras”, inspirado na vida e obra de Cora Coralina; na performance poético-musical “NøS”, a atriz Regina Elena Guimarães estará em cena com sua filha, Mabi Ferreira; as Palhaças Cucaracha e Theobalda apresentam uma intervenção irreverente e lúdica, que fala sobre sororidade, e também contação de história da Velhota Cambalhota.

    Na dança, haverá o ballet clássico de Camilla Rangel; na música, o samba de raiz o evento tem o Grupo Teresa e a dupla Duas em Ponto, que fará o autoral romântico; na cultura de Rua, Brenda Lima fará o espetáculo En-Cantos Ancestrais; e nos Intervalos, com bastante improviso, a atriz e cantora Letícia Laranja se apresentará.

    Últimas