• Feliz aniversário, Tribuna de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2022 08:00
    Por Fernando Costa

    Peço licença aos incansáveis baluartes dos Jornais de Petrópolis, para, em nome dos inúmeros leitores e admiradores render os eflúvios ao Centenário Jornal Tribuna de Petrópolis.

     A Tribuna completou, no dia nove de outubro, cento e vinte anos de sua fundação (1902) e desde 1908 conta com publicação diária em ininterruptas atividades.

    Desempenha importante missão em prol do bem comum e desenvolvimento pátrio, oportuno se faz tornar público  o reconhecimento e o abraço  sincero  de todos nós.

     A coragem, independência, imparcialidade e espírito de luta estão impregnados à alma dos profissionais a desempenharem a bela e emocionante missão.

    Em perfunctória síntese lembramos que no limiar do século V a.C.  os escribas redigiam cartas noticiosas aos habitantes de localidades mais distantes.

    E mais, nos anos 6O a.C. o Fórum romano fazia afixar diariamente a Carta Diurna, contendo informações governamentais.  

    Nos idos do século XVI, os navegantes enviavam as cartas e informações comerciais, fazendo-se veicular daí por diante “as Gazetas” de Veneza em forma de panfletos, notícias políticas, crimes e ocorrências em geral.

    Como se vê, a imprensa séculos a fora contribui de forma decisiva ao progresso e cultura dos povos.

    Reporto-me a Gutenberg, pelo invento da imprensa, recordando ainda, embora seja de conhecimento geral, que a Imprensa Brasileira apareceu com Dom João VI – que fundou, em13 de maio de 1808, a Imprensa Régia onde se informava toda legislação e papeis diplomáticos.

    Em 10 de setembro do mesmo ano, sob controle do Conde de Linhares, foi fundada a Gazeta do Rio de Janeiro pelo Frei Tibério José, seu Redator, cujos exemplares eram vendidos às quartas-feiras e aos sábados por qua­tro vinténs.

    No entanto, cabe frisar que ainda em 1806 fora editado o Correio Brasiliense, porém editado em Londres, por Hipólito da Costa Pereira Furtado de Mendonça, por isso, considerado o primeiro jornal brasileiro em circulação ainda hoje e considerado o mais antigo editado aqui no Brasil, seguido pelo Diário de Pernambuco.  

    São noites, plantões e jornadas, na maioria das vezes, aos sábados, domingos e feriados em busca da notícia, informando, distribuindo cultura, tal qual pães e peixes ou, quem sabe, lírios em forma de arte?

    Exibem a verdade ao mundo, doa a quem doer, denunciam mandatários, lutam contra o tóxico, o analfabetismo, a fome que grassa impiedosamente pelos quatro continentes. 

    Estão por toda parte, no Golfo, Rússia, Ucrânia, no Kremlin, na Amazônia, na Somália, no Afeganistão, na Arábia, Chechênia, na Previdência, nos Ministérios, nos Sertões. 

    O jornalista contribui para que se exerça a democracia plena e para que haja pleno exercício do Estado de Direito, porque constroem, criam e constituem parte decisiva ao progresso e enriquecimento de um País.

    Escancaram ao mundo a mensagem a que cada integrante da comunidade conquiste seu espaço, assuma a responsabilidade por seus atos, ame a Pátria, reivindique direitos e cumpra suas obrigações.

    E surge a pergunta:  a Tribuna é só de Petrópolis? 

    Discordo de tal premissa, pois, pertence aos quatro cantos onde leva a notícia. História, arte e cultura em suas páginas florescem; veicula, informa, publica e o mundo todo conhece.

    Atenta aos fatos, sempre aplaudindo ou reivindicando pelo povo em seus clamores para o bem de toda gente.

    Cento e vinte anos e nem parece! Jovem, dinâmica e atual, sempre buscando a verdade o bem e a paz social.

    Cultua e preserva as raízes ilumina a humanidade sarça ardente a incandescer os fatos sempre em vanguarda.

    Se for noite em vigília aurora ou madrugada fiel arauto a cumprir a tão sublime missão indo aos morros, prédios, prados a todos alimentando com o pão da comunicação. 

    Merecem aplausos – de pé, os queridos Jornalistas, Repórteres, oficina e a Família Imperial querem por obras e bravura apostolado em jornal.

    São méritos mais que justos que mantém sempre Petrópolis a reinar sobre as alturas escrevendo a ouro e prata páginas de amor e ternura.

    Que Maria hoje e sempre, junto aos anjos bordados em luz, os cubra de intensas bênçãos sob o manto de Jesus.

    Últimas