• Felipe Fraga supera Matías Rossi e faz a pole da Stock Car na etapa de Buenos Aires

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2023 11:19
    Por Estadão

    Felipe Fraga vai largar na ponta na nona etapa da Stock Car, no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, no domingo, dia 8. O piloto da Blau Motorsport fez a pole neste sábado. É a 10ª vez que ele puxa o pelotão na modalidade, e a segunda nesta temporada. O líder Gabriel Casagradnde (A.Mattheis Vogel) será o 3º. Gianluca Petecof (Full Time) divide a primeira linha com Fraga.

    Com 17ºC, um pouco mais quente do que o previsto para o final de semana portenho, o autódromo de Buenos Aires teve testados as zebras e o novo asfalto, reparados há três meses. Agora, o circuito recebe a Stock Car pela quinta viagem. A categoria já correu em Buenos Aires em 2005 (vitória de Giuliano Losacco), 2006 (Ingo Hoffmann) e 2007 (Cacá Bueno). Depois, voltou ao país vizinho em 2017 para uma rodada dupla, com vitórias de Felipe Fraga e Rubens Barrichello.

    Grupo 1 domina primeira parte do classificatório no Q1

    O argentino Matías Rossi (Full Time) havia feito o melhor tempo nos treinos livres de sexta-feira. Na primeira etapa do treino, ele reduziu a volta em dois segundos, para 1m16s600. Do primeiro grupo, Felipe Fraga (Blau Motorsports) foi o destaque, com 1m16s438. O líder, Gabriel Casagrande, também esteve no topo, com 1m16s545.

    O segundo grupo não teve desempenho favorável para qualificação ao Q2. Apenas Marcos Gomes (Cavaleiro Sports) e Dudu Barrichello (Mobil Full Time) conseguiram avançar. Eles ocuparam os lugares que Daniel Serra (Eurofarma) e Nelsinho Piquet (Crown Racing), do grupo 1, haviam conquistado na primeira parte do classificatório. Na estreia oficial, o uruguaio Santiago Urrutia, de 27 anos, não conseguiu colocar o carro da Scuderia Chiarelli no Q2.

    Dudu Barrichello e Casagrande ‘empatam’, mas líder avança

    Matías, Fraga e Casagrande mantiveram bons ritmos no começo do Q2. O argentino chegou a fazer o melhor tempo do grupo, com 1m16s932, mas foi superado por Gabriel Casagrande e, depois, por Tiago Camilo (Ipiranga Racing), que fez 1m16s760. Fraga cravou 1m16s617 para ser o melhor do grupo.

    Rubens Barrichello (Mobil Full Time) teve o tempo prejudicado por uma curva errada. Ele abortou a volta e perdeu tempo, ficando fora do Q3. O avanço de Gianluca Petecof (Full Time) ao segundo lugar, com 1m16s709, bagunçou a disputa. Rafael Suzuki (Pole Motorsport) também se manteve entre os primeiros. Gabriel Casagrande conseguiu a sexta posição com 1m16s795, mesmo tempo de Dudu Barrichello. O líder, porém, fez a marca antes, o que lhe garantiu o avanço ao Q3.

    Rossi fica no quase e Fraga comemora

    Gianluca Petecof defendeu o melhor tempo por boa parte da terceira etapa do classificatório. Fraga, porém, tomou o tempo do jovem, com 1m16s792. Matías Rossi teve apenas uma volta rápida para tentar buscar a pole e bater esse tempo. Foram 122 milésimos de segundos a mais. Casagrande, Suzuki e Camilo também não superaram Fraga, que celebrou a pole.

    Grid de largada

    1º Felipe Fraga

    2º Gianluca Petecof

    3º Gabriel Casagrande

    4º Matías Rossi

    5º Rafael Suzuki

    6º Tiago Camilo

    7º Dudu Barrichello

    8º Ricardo Maurício

    9º Ricardo Zonta

    10º César Ramos

    11º Átila Abreu

    12º Felipe Baptista

    13º Guilherme Salas

    14º Rubens Barrichello

    15º Marcos Gomes

    16º Rodrigo Baptista

    17º Bruno Baptista

    18º Felipe Massa

    19º Denis Navarro

    20º Daniel Serra

    21º Julio Campos

    22º Nelsinho Piquet

    23º Allam Khodair

    24º Cacá Bueno

    25º Lucas Foresti

    26º Sergio Jimenez

    27º Tony Kanaan

    28º Santiago Urrutia

    29º Gaetano Di Mauro

    30º Enzo Elias

    31º Lucas Kohl

    Últimas