Feirão Limpa Nome começa nesta segunda-feira com descontos de até 90% nas dívidas
A Casa dos Conselhos, prédio anexo à Prefeitura, abre às portas nesta segunda-feira (26) partir das 9h. No local, 24 estandes de empresas de diferentes segmentos estarão oferecendo oportunidades de negociação com abatimento de até 90% no montante da dívida com a população. É o início da segunda edição do Feirão Limpa Nome, que até sexta-feira (30), às 16h, vai oportunizar opções exclusivas de abatimentos e parcelamentos. Organizado pelo Procon, o atendimento será feito de maneira individualizada e a população vai receber senha para ser atendida de acordo com a empresa que tem interesse em negociar.
As empresas que irão participar são os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil; as empresas de telefonia, internet e TV à cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; as concessionárias Enel e Águas do Imperador; as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; as sapatarias Bico da Bota, Stella Maris e Real Modas; as lojas de vestuário Pirulito e Gisele Jeans; a Ótica Obeslico; a Universidade Católica de Petrópolis negociando dívidas de alunos e ex-alunos e a Servir – empresa de cartões de crédito do Grupo Mil.
A expectativa para esta edição é de superar o montante acordado entre janeiro e fevereiro. A iniciativa diminuiu as dívidas de quase 900 pessoas que totalizam R$ 2,5 milhões para R$ 390.057,60. As instituições financeiras foram as mais procuradas pelo público que buscou o feirão e representam 36,7% dos acordos firmados. As operadoras de telefonia, internet e TV a cabo também tiveram destaque com 30,8% de negociações. Concessionárias de serviços públicos foram responsáveis por 20,7% das conciliações e as varejistas foi responsável por 11,9%.
O coordenador do Procon e organizador do Feirão Limpa Nome, Bernardo Sabrá, destaca que a repercussão do resultado das conciliações foi muito grande chegando a atingir pessoas de outros municípios. “Por isso nossa expectativa é grande com esse Feirão. Tivemos registro de negociações com moradores de Areal, Paraíba do Sul, Três Rios, Teresópolis, Magé e Levy Gasparian. Nossa está atenta para garantir que os acordos sejam realmente atraente e valham a pena para o cliente”, destaca, lembrando que houve acordos com descontos, na primeira edição, de até 99% no montante da dívida.
Outra novidade para esta edição, além do maior número de empresas, horários e dias ampliados, os consumidores poderão contar com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para consultar se estão com o nome negativado junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e por qual empresa. Essa inclusão atende a uma demanda percebida na primeira edição, onde muitas pessoas sabiam que estavam com o nome negativado, mas desconheciam qual empresa havia colocado o nome no cadastro. Além disso, a OAB estará homologando os acordos junto com os fiscais do Procon, UCP e Estácio de Sá – que vão participar com estudantes de direito dando auxílio nas dúvidas dos consumidores.