• Feirão de Regularização de Vans Escolares acontece em abril

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/mar 15:25
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Prefeitura de Maceió

    A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, informou nessa terça-feira (25) que vai realizar, entre os dias 3 e 5 de abril, o “Feirão de Regularização de Vans Escolares”. A ação vai acontecer no entorno da praça Princesa Isabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. Segundo o município, esta será uma “oportunidade para os donos de vans, que atuam neste tipo de transporte, de se tornarem aptos para a prestação do serviço”.

    Vale lembrar que em fevereiro, a equipe da Tribuna produziu reportagem, no período de volta as aulas, sobre a crescente quantidade de veículos realizando transporte escolar sem a devida identificação. A prática é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Também em fevereiro, uma menina foi esquecida em uma van escolar. A situação aconteceu na Rua Prefeito Ari Barbosa, no Centro. Segundo relatos, a menina contou que dormiu e quando acordou, estava sozinha na van. Populares que passavam pela via a ajudaram a sair e acionaram a Polícia Militar. Na ocasião, A CPTrans informou que a última vez que o proprietário do veículo tinha solicitado autorização para atuar no transporte escolar havia sido em maio de 2023 – na ocasião para outra van. Essa autorização precisa ser renovada a cada seis meses, o que não aconteceu. “Atuar no transporte escolar sem a autorização configura irregularidade”, disse a companhia.

    Atendimentos do Feirão

    Os atendimentos do Feirão de Regularização vão acontecer de 8h30 às 11h, nos dias 3 e 4. Já no dia 5, das 8h30 às 13h30. Para fazer a regularização é preciso: apresentar o CRLV do veículo em dia; a Apólice de Seguro APP; a Carteira Nacional de Habilitação D com a inscrição que realiza atividade remunerada e para os veículos tipo van, com mais de 15 anos de fabricação, o Laudo Inspeção Veicular (LIT). Os demais documentos exigidos pelo Regulamento do Transporte Escolar (Portaria nº 25/2013), será concedido prazo adicional para apresentação.

    Depois de apresentar todos os documentos, o motorista precisa pagar uma taxa de R$ 169,78 para vans com até 18 lugares e R$ 339,56 para veículos maiores. A van passa por uma vistoria, onde são observados itens de segurança e funcionamento de luzes, por exemplo. Se aprovado, o motorista já sai com o documento de autorização para o transporte escolar. A CPTrans vai ainda confeccionar um selo que deve ser fixado no para-brisa do veículo.

    “Qualquer dúvida os proprietários de vans podem entrar em contato com a CPTrans, seja pelo nosso atendimento virtual com a Bibi, pelo telefone ou ainda comparecendo na sede da companhia. O mais importante é permitir que os permissionários do serviço tenham oportunidade de legalizar os veículos para continuarem trabalhando”, destacou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

    Leia mais notícias de Petrópolis e região:

    Últimas