• Feira de Ciências do Estado premia ideias inovadoras e sustentáveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2021 10:16
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), organizada anualmente pela Fundação Cecierj, tem como marca registrada revelar jovens talentos. Ana Beatriz Souza Pimenta, Milena Santos e Ana Clara Antunes estão nesse grupo (foto). Alunas do 3º ano do Ensino Médio da Faetec Henrique Lage, em Niterói, na Região Metropolitana, elas criaram um medidor de temperatura via wi-fi. O projeto, que contou com a orientação do professor Altair dos Santos, conquistou um prêmio na edição do ano passado da Fecti.

    “Quando nosso projeto ganhou o prêmio foi muito recompensador, não apenas para mim, como para as outras meninas também. Ver que, mesmo com tanta dificuldade, conseguimos levar o projeto, que foi desenvolvido praticamente em casa, a níveis maiores. Foi bem trabalhoso, e conseguimos graças ao suporte do nosso orientador”, disse Ana Beatriz, que destacou a indicação para participar da Feira Brasileira de Ciências, Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP) este ano.

    A invenção das jovens estudantes funciona por meio de um sensor, com base em um aplicativo conectado a uma rede wi-fi. O equipamento é capaz de aferir a temperatura corporal do usuário e faz soar um alarme caso apresente um sintoma de febre. Em tempos de pandemia, o projeto vem sendo considerado muito importante, porque é capaz de informar, por meio de um aparelho celular e em tempo real, os dados da pessoa que estiver usando o dispositivo.

    Inscrições abertas

    O exemplo das jovens alunas da Escola Henrique Lage confirma que os objetivos da Fecti em contribuir para a formação de alunos nos campos da ciência, tecnologia e inovação vem sendo alcançado. E, para quem tem interesse em apresentar um projeto, as inscrições para a XV Fecti estão abertas até o dia 20 de setembro exclusivamente pela plataforma SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login), em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Docentes e estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes públicas e privadas de ensino, podem se inscrever.

    “O fato de a Fecti estar chegando a sua décima quinta edição só mostra a grande importância desse evento. Sem dúvida, é uma oportunidade ímpar de estimular que alunos coloquem em prática o que é visto em sala de aula. A Fecti cumpre uma missão fundamental, que é estimular a curiosidade e a descoberta científica dos alunos”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

    Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma online entre os dias 1º e 4 de dezembro. Feiras de ciências realizadas no estado do Rio de Janeiro poderão solicitar a filiação para a 15ª Fecti.

    “Nós, da Fundação Cecierj, nos sentimos gratificados em realizar uma feira de ciência e tecnologia que desperta um grande interesse em professores e estudantes das redes públicas e privadas da educação básica do Rio de Janeiro. O fato de a Fecti alcançar a sua 15ª edição demonstra o quanto ela é relevante para o desenvolvimento de pesquisa e inovação no nosso estado”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Tavares.

    Últimas