• Feira de adoção marca o dia mundial dos animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/09/2015 12:00

    No próximo domingo, quatro de outubro, celebra-se o dia Mundial dos Animais. Na mesma data também é comemorado o dia de São Francisco de Assis, conhecido como amigo, protetor e padroeiro dos animais e do meio ambiente. Sua imagem serve de inspiração para aqueles que dedicam a vida à cuidar e proteger os bichos.

    Em homenagem a essa data, neste sábado, a partir das 10h, a Pet Amado Veterinária e Pet Shop, em parceria com o grupo Guardião dos Anjos, realiza uma feira de adoção na sede da clínica, localizada na rua Mosela, nº 965. O evento comemora ainda o aniversário de um ano do grupo, que trabalha oferecendo castrações gratuitas ou por preços populares, para animais em comunidades carentes, diminuindo assim, o número de pets abandonados. Eles também resgatam e ajudam animais cães e gatos que precisam de cuidados veterinários.

    A estudante de veterinária Nathalia Ludolff, proprietária da Pet Amado, conta que quando decidiu abrir a clínica, já tinha planos de tornar o local em um ponto de apoio a causa animal. "Com o tempo fomos conhecendo pessoas ligadas a grupos de proteção e, como temos bastante espaço, fizemos a experiência  com feiras de adoção e bazares em prol dos animais carentes. O resultado foi muito positivo e até hoje continuamos com as portas abertas para ajudar".

    Nathalia revela que eventos como esse são fundamentais para a conscientização da população, tanto a respeito da adoção quanto dos cuidados que devem ter com os animais abandonados e que sofrem maus-tratos. "A cada cão ou gato adotado, abre-se uma vaga para que outro possa ser resgatado e tenha o mesmo final feliz". Todos os animais que participam da feira são castrados, evitando assim os problemas acima mencionados e o surgimento de uma superpopulação. 

    Os integrantes da clínica veterinária também fazem outros trabalhos sociais, em parceria com grupos de proteção, por meio de festas e comemorações nas quais a verba arrecadada é revertida para a causa animal. Além disso, palestras educativas são ministradas por veterinários ou especialistas em temas relacionados aos animais. 

    A estudante explica que em todo o processo de adoção, os envolvidos no projeto solicitam que o adotante assine um termo de responsabilidade, que contém instruções sobre a guarda responsável e nele, a pessoa se compromete a praticá-la. "É necessário que o interessado seja maior de idade, apresente um comprovante de residência e um documento de identidade, além de concordar com uma visita de um dos protetores ao lar, para que se confirme as adequações necessárias do local e da família para receber o animal".

    "A principal orientação que damos é que se tenha condições financeiras e estrutura para ser ter um animal. É preciso alimentá-lo da forma correta, com a quantidade necessária de ração de qualidade, dar as vacinas, vermifugar, bem como fornecer atendimento veterinário, quando necessário. Reque tempo e dedicação, pois alguns animais precisam ser adestrados e também levá-los para passear, brincar, entre outros", destaca Nathalia.

    De acordo com Nathalia, todos os animais resgatados possuem uma história triste, seja por abandono, maus tratos ou sofrimento nas ruas. Por isso, os adotantes são sempre orientados para que tenham paciência e muito amor e cuidado com seus futuros pets. Muitos cães e gatos se adaptam rapidamente ao novo lar, porém, em alguns casos, devidos aos traumas sofridos, eles podem demorar a adquirir confiança no dono. Nestes casos, a dedicação é fundamental para criar um laço de amor e companheirismo.

    A expectativa para o evento de sábado é grande e Nathalia espera que sejam feitas boas adoções. Ela diz que existe um período de adaptação do animal com a nova casa e família, e vice-versa. Para isso, o grupo responsável pela feira se compromete em prestar todo o apoio, inclusive em ficar novamente com o cão ou gato, caso essa adaptação não tenha sucesso. "Na maioria dos casos recebemos fotos e notícias excelentes. As adaptações costumam ser as melhores possíveis! E assim espero que seja em todos os eventos", conclui.


    Últimas